Brasil

Correios passará a ter pontos de coleta em varejistas e estabelecimentos comerciais; há oportunidades na Paraíba


15/07/2025

Da redação/Portal WSCOM

Os Correios anunciaram nesta terça-feira (15) que estão expandindo sua rede de Pontos de Coleta em todo o Brasil. A medida visa ter mais varejistas, microempreendedores e estabelecimentos comerciais como parceiros em um modelo de negócio acessível, flexível e com alto potencial de crescimento.

Além do modelo tradicional, os Correios estão oferecendo uma opção de parceria não exclusiva, permitindo que o lojista atue com outros operadores logísticos, sem abrir mão da força da marca Correios. Essa flexibilidade amplia as oportunidades de receita e fortalece o papel do empreendedor local na cadeia logística nacional.

As atividades comerciais compatíveis para atuar como Ponto de Coleta são diversas. Entre eles, destacam-se supermercados, padarias, farmácias, oficinas mecânicas, lojas de roupas e salões de beleza — estabelecimentos de fácil acesso à população e que possuem estrutura adequada para integrar o fluxo logístico dos Correios.

Na Paraíba, há ofertas de Pontos de Coleta em João Pessoa, a expansão contempla bairros estratégicos como Centro, Manaíra, Bancários, Jaguaribe, Altiplano e Valentina, entre outros com forte presença comercial e fluxo de pessoas. Já em Campina Grande, os Pontos de Coleta podem ser implantados em localidades como Catolé, Distrito Industrial, Alto Branco e Jardim Tavares, regiões com tradição em atividades logísticas e de varejo.

Ao todo, são mais de 50 localidades-alvo nas duas maiores cidades do estado. Uma lista completa de localidades-alvo pode ser conferida aqui .

Quase 300 empreendedores já se tornaram Pontos de Coleta, integrando uma das maiores redes logísticas do Brasil. A empresa pretende instalar mais de 1.000 pontos de coleta ao longo de 2025.

Vantagens ao empreendedor

Além de contribuir para uma experiência mais ágil e próxima ao cliente, o parceiro conta com uma série de benefícios reais que fortalecem o negócio: aumento do fluxo de clientes, geração de receita adicional, maior visibilidade no mercado e diversificação dos serviços oferecidos. Tudo isso com baixo investimento, operação simples e total integração à rotina do seu estabelecimento.

O processo de credenciamento é aberto e as empresas podem acessar o edital completo no site dos Correios.

As empresas interessadas devem verificar se atendem aos requisitos de credenciamento, estão localizadas na localidade-alvo e preencher o formulário disponibilizado no site, para formalizar o seu interesse na participação.

Com o Ponto de Coleta, os Correios oferecem mais conveniência e acessibilidade à população brasileira para o envio e coleta de encomendas, ao mesmo tempo em que reforçam seu papel como agente de fomento ao microempreendedorismo e à inclusão produtiva no país.

Como funcionam os Pontos de Coleta

As unidades parceiras participam das principais etapas do fluxo postal, como:

Captação/Atendimento : coleta de encomendas nacionais pré-postadas por clientes.

Encaminhamento : disponibilização das encomendas para coleta e envio aos centros de tratamento dos Correios.

Distribuição (Clique & Retire) : entrega de objetos ao destinatário nas instalações do ponto de coleta.

Devolução : preparação de objetos não procurados para devolução ao remetente.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.