Saúde

Coronavírus: Saúde da Paraíba prepara plano diante de possível chegada no Estado

30/01/2020


Imagem ilustrativa

Portal WSCOM

Após notificação de casos suspeitos de Coronavírus no Brasil,  a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba preparou um plano de ação para monitoramento e fluxo de atendimento diante de uma possível chegada da doença na Paraíba.

O plano será divulgado nesta sexta-feira (31). Dentre os nove casos relatadas como suspeitos do coronavírus no país, um é no Ceará, estado vizinho à Paraíba.

Em São Paulo, há três casos; em Santa Catarina, dois; e nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, um em cada. Até o momento, o ministério foi notificado de 33 suspeitas de casos. Após testes para vírus mais comuns e verificações, 24 pacientes foram descartados para coronavírus.

Atualmente, 6.065 casos de coronavírus foram confirmados em todo mundo, sendo 5.997 somente na China, onde 132 pessoas já morreram. Não houve ainda nenhuma morte em outros países.

OMS decreta situação de emergência

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou nesta quinta-feira, 30, situação de emergência sanitária global por conta do novo coronavírus.

Após reunião em Genebra entre especialistas e governos atingidos pelo vírus, a OMS declarou que o surto é “sem precedentes”. “Isso não é uma declaração de não confiança com a China”, indicou a OMS. “Esse é o momento para que os fatos prevaleçam, não o medo”, declarou a OMS, segundo o jornalista Jamil Chade.

A entidade alertou também que não há necessidade de restrição de viagens e nem de comércio e que a decretação de emergência é uma maneira pragmática de apoiar países que não teriam a capacidade de lidar com um eventual surto.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.