Música

Coro Sinfônico da Paraíba apresenta concerto nesta sexta-feira

Boa música


25/09/2014



O Coro Sinfônico da Paraíba realiza apresentação, nesta sexta (26), às 20h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira (Espaço Cultural José Lins do Rego), em João Pessoa. O repertório, regido pela maestrina Ariadne de Lima, mescla obras clássicas e composições populares que exaltam as belezas da Paraíba. A entrada é gratuita.

O concerto inicia com “Habanera – Opera Carmen”, de Georges Bizet; “Ride The Chariot”, Negro Spiritual; “Sancta Maria (Intermezzo da Cavalaria Rusticana)”, de Pietro Mascagni e “Nabuco – Va Pensiero”, de autoria de Giuseppe Verdi. O repertório popular é formado por “Paraíba, Joia Rara”, de Tom Oliveira; “Moinho D’Água”, de Edson França e R. Elion Nobre; “Tambaú”, de Severino Araújo e Silvino Lopes; “Porta do Sol”, de Fuba e finaliza com a execução de “Meu Sublime Torrão”, de Genival Macedo.

Nesta temporada, o Coro Sinfônico passa por fase de atualização, aumentando o número de participações em eventos da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) e parcerias diversas. A ideia é manter sua própria agenda anual definida. Além da maestrina, a equipe técnica do grupo conta com Erlaine Sousa (diretora administrativa da OSPB), Maestro Chiquito (coordenador do coral), Raphael Neto Funchal (pianista correpetidor), Maria Inez Moura (secretária) e Leandro José Lima (inspetor).

Histórico – Fundado em 1960, o Coro Sinfônico da Paraíba é um dos grupos oficiais da Orquestra Sinfônica da Paraíba, formado por coristas que desenvolvem o gosto pelo canto coral, com o objetivo de proporcionar a todos uma música de qualidade. Desde então, tem atuado junto à Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra Sinfônica Jovem em diversos concertos. O grupo tem inúmeras apresentações em festivais nacionais e internacionais.

Regente – A Maestrina Ariadne de Lima é pedagoga, licenciando o curso de Música na UFPB e professora de técnica vocal na Escola Art – Musical (Musarte). Iniciou seus estudos musicais com a professora Marilda Eduardo e na Eman – Escola de Música Antenor Navarro. Atuou como corista em diversos coros de João Pessoa. Estudou canto com a professora Ms. Amarílis de Rebuá, Professor Ms. Paulo Marcelo, professora Marilda Eduardo e professora Tika Porto. Foi aluna de regência coral do professor Ms. Antônio Carlos Batista (Tom K), professor José de Arimatéia e professor MS. Eduardo Nóbrega. Participou de cursos de regência coral ministrado por Samuel Kerr e Eduardo Lackchevisk. Como regente, atua desde 2010 no Coral Maestro João Eduardo e desde setembro de 2012 no Coro Sinfônico da Paraíba.

Componentes

Sopranos – Alana Borges Santos, Aline Dantas Tomé de Oliveira, Ângela de Fátima Soares Guedes, Bárbara Suênia Targino do Amaral, Deivisson Oliveira Silva, Djanete Iracema Nunes Machado, Helena Maria C. B. Silva, Hercy Sobral, Loide Oliveira da Silva Furtado,Maria Aparecida de Lima Costa, Maria Inez Moura de Lira, Maria Luiza Cescato, Maria Selma de Oliveira Galvão, Patrícia Souza Alves, Paula Andréa C. de de Andrade, Raquel dos Santos Carvalho, Roseane Maria de Freitas Maia e Ruth Nóbrega .

Contraltos – Araci Bezerra de Souza Pereira, Bernadete Silva Ramos de Lima, Cleide Rodrigues de Almeida, Elenita de Barros Formiga, Márcia Magalhães, Maria Alice dos Santos, Maria das Dores de Souza, Maria de Fátima Araújo, Maria do Rosário,Maria do Socorro Nóbrega Zenaide, Maria Íris Cruz Justino da Costa, Mariana do Oliveira Campos,Marinalda Batista Pimentel, Martha Kristine de Miranda Arcela Suely Ruth Silva e Terezinha Cavalcanti da Silva Costa.

Tenores – Alisson Souza de Andrade, Frederico Allen Sousa Casado, Glauco Cavalcanti Montenegro, Josué Gomes de Araújo Neto, Olegário Praxedes da Nóbrega Filho, Ronaldo Pessoa Coelho, Sharlles Stéfano Barbosa Soares, Sérgio Gerarde Serrano Paiva e Tiago Nóbrega Gomes Porto.

Barítonos / Baixos – Edgar Teixeira de Lima, Edvaldo Cavalcanti dos Santos, Fabiano de Luna Malheiros, Francisco Xavier da Silva,Germano Alves Araújo, Mariano Bezerra Neto, Marízio Coutinho de Araújo, Osmar Oliveira dos Santos e Sílvio Ribeiro Pereira.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //