Esporte

Corinthians volta a ficar fora de lista da CBF com Certificado de Clube Formador

Timão está há sete meses sem o selo da CBF; clube culpa a burocracia


07/04/2021

Gabriel Pereira, Biro e Matheus Donelli são crias da base do Corinthians — Foto: GloboEsporte.com

GE

O Corinthians deixou de aparecer pela segunda vez consecutiva na lista da CBF dos clubes brasileiros que possuem o Certificado de Clube Formador (CCF). O Timão está há sete meses sem o selo.

O clube já havia ficado fora na relação de setembro de 2020 e não apareceu também na atualização divulgada pela CBF em 1ª de abril. Flamengo e Palmeiras retornaram à lista. Ao todo, 28 clubes brasileiros possuem o CCF.

Dos quatro grandes de São Paulo, apenas o Corinthians é ausência. Outros cinco times do estado possuem o certificado: Desportivo Brasil, Grêmio Novorizontino, Guarani, Ituano e Red Bull Bragantino.

A justificativa

Uma das exigências da CBF para a emissão do certificado é a boa condição oferecida aos jogadores de base nos critérios de alimentação, higiene, segurança e salubridade de todas as instalações de seu CT e alojamento.

O Corinthians possuía o CCF até o ano passado. A perda aconteceu por falta de regularização da documentação na chamada “Casa dos Atletas”, local em que os garotos ficam alojados no Tatuapé, próximo ao Parque São Jorge.

Como foi adaptado para ser um alojamento, o local não possui alvará de funcionamento da Prefeitura Municipal de São Paulo para funcionar como tal. O clube aguarda os detalhes burocráticos para obter a regularização. Por conta da pandemia, não há jogadores utilizando as instalações.

O clube ainda não se manifestou de forma oficial sobre o caso.

Alojamento das categorias de base do Corinthians — Foto: Reprodução / Google Maps

Alojamento das categorias de base do Corinthians — Foto: Reprodução / Google Maps

 

Embora utilize os campos do novo CT da base para treinar, o local ainda não possui alojamentos. O plano da gestão Duílio Monteiro Alves é concluir as obras e mudar de vez o departamento para o local.

Além do Corinthians, cinco times da Série A não constam na lista: Sport, Atlético-GO, Atlético-MG, Athletico e Cuiabá.

Curiosamente, o Retrô-PE, adversário do Corinthians na segunda fase da Copa do Brasil, é um dos times que possui o reconhecimento da CBF.

A importância do CCF

Segundo artigo do advogado Paulo Henrique S. Pinheiro, sócio do escritório Pinheiro Advogados Associados, os clubes possuem vários benefícios ao possuir o CCF.

Alguns exemplos são:

  • Ter o direito de assinar o primeiro contrato profissional com o atleta e o direito de preferência na renovação;
  • Garantia legal para evitar o aliciamento de terceiros e abandono intencional do atleta;
  • Receber todos os investimentos na formação se ficar impossibilitado de assinar o primeiro contrato especial de trabalho desportivo por oposição do atleta ou quando ele se vincular a outro clube, sem autorização do clube formador.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você