Futebol
Copa do Mundo 2026: entenda como a previsão de calor extremo pode influenciar na montagem do calendário
25/02/2025

(Foto: Mike Segar / Reuters)
Portal WSCOM/ Brasil 247
A Copa do Mundo de 2026 terá disputas em três países da América do Norte, sendo eles o México, Estados Unidos e Canadá. No entanto, a previsão de calor extremo no continente aplicará consequências para a montagem do calendário do evento. Pesquisadores da Universidade de Queens Belfast, na Irlanda do Norte, afirmam que quase todas as cidades-sede vão enfrentar um calor preocupante entre os dias 11 de junho a 19 de julho de 2026, durante a competição.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Sediada em Zurique, na Suíça, a Fifa determina que, em jogos com o índice WBGT acima de 32º, a arbitragem faça uma interrupção em cada tempo da partida para que os jogadores se reidratem. No Brasil, por exemplo, a parada técnica é de três minutos. Mas, conforme analistas, as paralisações deveriam ocorrer a partir de um índice mais baixo, 28º. A sigla WBGT é referente a um medidor eletrônico e significa wet-bulb globe temperature, ou temperatura do globo de bulbo úmido, em português.
De acordo com o estudo, 14 das 16 cidades que receberão jogos podem ter temperaturas perigosas para os atletas. Cidade do México (território mexicano) e Vancouver (Canadá) são as únicas fora da lista. Miami (EUA) e Monterrey (México). O relato saiu no Jornal Nacional.
Pesquisador da Universidade de Connecticut (EUA), Douglas Casa defendeu mais tempo para os jogadores recuperarem as condições físicas. “Eu definitivamente aumentaria o tempo. Três minutos é uma piada”.
A Copa do Mundo de 1994 foi considerada uma das mais quentes da história, com temperaturas médias de 33ºC. A final entre Brasil e Itália, na Califórnia (EUA), começou às 12h30, horário local. O calor foi 40ºC.
Campeão do mundo naquele ano, o ex-lateral direito Jorginho, 60 anos atualmente, comentou sobre a forma como os jogadores se sentiam dentro de campo em 94, quando o Brasil de Romário, Bebeto e companhia foi tetracampeão mundial.
“O sol aqui, ó. Batendo literalmente na sua casa. Muito quente e eu acho que 1994 foi um grande exemplo de que não pode ser feito nesse horário. Isso aí prejudica demais o espetáculo”, afirmou ex-jogador, que passou por clubes como São Paulo, Vasco, Fluminense, Flamengo, Bayern de Munique e Bayer Leverkusen, sendo estas duas últimas equipes da Alemanha.
Conforme dados publicados pelo Estudo do centro climático americano Berkeley Earth, em 2024 houve recorde de calor – 3,3 bilhões de pessoas — 40% da população mundial — experimentaram uma média anual sem precedentes. O Brasil, segundo o Berkeley Earth, um dos centros climáticos globais de referência, aqueceu 1,8°C acima da média do período pré-industrial brasileiro (1500-1808).
A Fifa anunciará em dezembro os horários dos jogos da próxima Copa, mas deu sinais de que representantes da instituição pensarão no bem-estar dos jogadores na hora de montar a tabela.
Com 18 pontos, a seleção brasileira está na 5 ª posição nas Eliminatórias para a Copa de 2026. Campeã da Copa de 2022, no Catar, a Argentina está em 1ª colocação (25 pontos). O Uruguai está em 2° lugar (20 pontos). O Equador está na 3ª posição (19 pontos e 7 de saldo de gols). A Colômbia vem em seguida, com o mesmo número de pontos e 5 de saldo. Atrás do Brasil, em 6°lugar está o Paraguai.
Com 13 pontos, na 1ª posição, está a Bolívia. Quem ficar nesta colocação ao término do campeonato terá partidas na chamada repescagem, em que também estarão na disputa pela vaga no Mundial um representante da África, um da Ásia, um da Oceania e dois da América do Norte.
A Concacaf ganhou uma seleção extra porque a Copa de 2026 será disputada por lá. A sigla em referência quer dizer Confederação das Associações de Futebol da América do Norte, Central e Caribe. Os países da Europa terão um sistema à parte. Não existe representante europeu nessa repescagem.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.