Futebol

Copa: bloqueios no trânsito começam até 8h antes dos jogos

8 horas antes


27/05/2014

{arquivo}A prefeitura do Rio vai repetir, na Copa do Mundo, o esquema de trânsito usado na Copa das Confederações. Em seis dias de jogos, as ruas do entorno do Maracanã serão interditadas seis ou quatro horas antes das partidas (dependendo da proximidade maior ou menor com o estádio). Na final, o horário das interdições será ampliado em duas horas. O estacionamento nessas vias será proibido a partir do primeiro minuto do dia da partida. Moradores da região estão tendo seus carros cadastrados pela prefeitura, mas o município pede que eles sejam deixados nas garagens.

A CET-Rio recomenda o uso do metrô para chegar ao Maracanã. Quem tiver ingresso para os jogos não precisará pagar a passagem no período de quatro horas antes e duas horas depois das partidas. Como deverá haver filas, torcedores devem se programar para não chegar em cima da hora.

— Pedimos aos moradores que não circulassem de carro durante a Copa das Confederações, e foi um sucesso — afirmou Joaquim Dinis, diretor de Operações da CET-Rio. — Vamos repetir o esquema. Estamos cadastrando os carros dos moradores e pedimos aos torcedores que usem o transporte público.

O torcedor deve prestar atenção ao ingresso, onde está indicado o portão de entrada no Maracanã, para saber em que estação do metrô deverá desembarcar. Quem for entrar pelos portões A, B e C deve descer no Maracanã. No caso dos portões F e E, a melhor é a estação São Cristóvão. Já o caminho mais curto para o portão D é a estação São Francisco Xavier.

A Fifa avisa que ônibus e vans particulares ou de turismo não poderão passar das barreiras que serão montadas no caminho para o estádio. Apenas moradores, veículos credenciados e de emergência (bombeiros, ambulâncias e polícia) poderão circular pelas vias interditadas.

Uma lei estadual garante que o metrô libere as roletas para quem estiver indo para o Maracanã assistir aos jogos. A Metrô Rio estima que, por partida, 40 mil passageiros usem o benefício. O Rio terá sete jogos, contando com a final da Copa do Mundo. Com isso, o governo terá que ressarcir a concessionária em cerca de R$ 3 milhões, somando-se o Mundial e a Copa das Confederações.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //