Política

Revitalização do Conventinho com ‘hub de economia criativa’ marca Centro Histórico de João Pessoa, diz Marcus Alves


20/12/2024

Da Redação / Portal WSCOM

O Convento São Frei Pedro Gonçalves, conhecido como “Conventinho”, no bairro do Varadouro, foi entregue revitalizado nesta sexta-feira (20), às 16h, após investimentos de R$ 6,3 milhões realizados em parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A requalificação do espaço, com 2,7 mil metros quadrados de área construída, representa um marco para o Centro Histórico da capital paraibana.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves, ressaltou a importância do projeto para a cidade.

“A entrega é um grande marco na revitalização definitiva do nosso Centro Histórico, tanto pela obra física, que ficou maravilhosa, quanto pelo conceito que vamos desenvolver aqui. Vamos instaurar um hub de economia criativa com capacidade de formação, capacitação de mão de obra, desenvolvimento de projetos empreendedores e atração de uma economia criativa mais forte para a cidade”, destacou.

Alves também pontuou que a gestão do espaço envolverá diversas instituições.

“Estamos construindo a governança deste equipamento, que contará com a participação da Secretaria de Educação, da Funjope e de outras instituições. Não temos dúvidas de que o Conventinho será um divisor de águas na revitalização do Centro Histórico”, afirmou.

A revitalização transformou o Conventinho em um espaço voltado à cultura, educação e turismo. Com dezenas de salas, salões, pátios e um anfiteatro, o local abrigará uma Escola de Artes, uma Biblioteca Municipal e espaços para exposições e apresentações culturais.

O projeto é integrado a outras ações de requalificação do Centro Histórico e se soma a equipamentos como o Hotel Globo e a Igreja de São Frei Pedro Gonçalves.

História do Conventinho

Construído no século XX, o Conventinho serviu de residência para padres franciscanos e abrigou o Colégio Seráfico da Nóbrega. A partir de 1999, passou a ser administrado pela Arquidiocese da Paraíba.

Em 2005, a Prefeitura de João Pessoa firmou um contrato de comodato com a Arquidiocese para transformar o convento em um Centro Vocacional Tecnológico. No entanto, a revitalização do espaço foi interrompida em 2019. Em 2021, o prefeito Cícero Lucena retomou os trabalhos, que agora resultam na devolução deste patrimônio histórico à população.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.