Lazer
Contação de histórias, circo e oficinas marcam programação gratuita para crianças na Usina Energisa
21/05/2025

Portal WSCOM
Desenvolvimento da criatividade, construção do imaginário, socialização e capacidade de ampliar sua visão de mundo. Esses são apenas alguns dos benefícios elencados pela arte educadora e multiartista Aline Alencar sobre a importância do contato de crianças com a arte e a cultura. Para a especialista, estimular que crianças, desde cedo, tenham oportunidades de acesso à cultura contribui diretamente para a formação e expansão do conhecimento.
“A infância é uma fase de constante aprendizado e o estímulo à arte e à cultura favorece à formação de um ser humano mais empático, criativo e com capacidade de desenvolver uma visão de mundo ampla, com um melhor senso crítico”, comentou. “É por meio da arte e da cultura que podemos ativar a construção subjetiva do lúdico e do imaginário, que são tão fundamentais para uma criança”, completou.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Aline Alencar também destaca a importância das atividades culturais como um contraponto neste período em que vivenciamos situações do contato excessivo de crianças com telas. “Atividades como contação de história, circo e teatro promovem a socialização e levam a criança para o universo do brincar. Nesse contexto de excesso de tecnologia, os espaços culturais têm um papel fundamental em promover a interação, o contato próximo e a brincadeira”, explica.
Cultura para todas as idades
Para promover o acesso a arte e à cultura desde a infância, o Viva Usina criou o ‘Domingos na Usina’, uma programação cultural direcionada para o público infantojuvenil e suas famílias. São atividades como circo, contação de histórias, música e incentivo à leitura oferecidas gratuitamente na Usina Cultural Energisa.
No próximo dia primeiro de junho, a programação começa às 16h, no Palco Bonde com uma sessão de contação de história com a multiartista Aline Alencar, que busca na literatura popular seu ponto de partida, utilizando elementos musicais, dinâmicos e interativos para despertar o encanto pelas histórias. Nesta contação de histórias, Dona Maricota é uma cordelista que vende seus cordéis em muitas feiras desse país e encanta o público com suas brincadeiras, músicas e contos populares.
Brincando de Voar
Já na Sala Vladimir Carvalho, às 17h, crianças e jovens de 6 a 15 anos podem explorar força, flexibilidade e criatividade na Oficina de Tecido Acrobático, ministrada por Aylla Germano e sua equipe de instrutores. Além de promover a atividade física, a oficina promove a confiança, o trabalho em equipe e estimula os pequenos a desafiarem os seus limites enquanto se divertem nas alturas.
Viva Usina segue com inscrições abertas
O Viva Usina é um projeto de ocupação da Usina Energisa que valoriza a produção cultural paraibana com uma programação inclusiva e que prestigia diversidade de linguagens. As inscrições de projetos artísticos seguem até o dia 31 de julho e podem ser feitas pelo site www.vivausina.com, nas categorias geral, feirinha e programação infantil.
Os projetos artísticos selecionados vão compor a programação do Viva Usina até outubro e vão passar por uma mentoria em comunicação e redes sociais.
O projeto Viva Usina 2025 é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Atua Comunicação Criativa, apoio do Instituto Energisa, patrocínio do Grupo Energisa e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal — União e Reconstrução.
Domingos na Usina – Programação para toda a família
Quando: Primeiro de Junho
Horário: A partir das 16h
Entrada: Gratuito
Site oficial: www.vivausina.com
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.