Economia & Negócios

Consultoria utiliza Clarice Lispector para indicar como ficar rico na bolsa

Conselhos


03/02/2014

 Uma mistura improvável de personalidades do mundo econômico, como John Maynard Keynes e Warren Buffet, com escritores como Clarice Lispector e João Guimarães Rosa pode te ajudar a ficar milionário.

Quem promete é a consultoria Empiricus, que aposta na irreverência — e na premissa de que, sim, qualquer pessoa pode lucrar em bolsa de valores — para atrair mais pessoas para o mercado. Este ano, a empresa abre uma editora, em um esforço para ampliar a base de clientes.

Na semana passada, por exemplo, o sertanejo Riobaldo, personagem da obra-prima Grande Sertão Veredas deu o tom de um relatório sobre a aridez do cenário econômico brasileiro.

“O senhor sabe: sertão é onde manda quem é forte, com as astúcias”, citou o analista Felipe Miranda, um dos fundadores da Empiricus, para reforçar a impressão de que o ano será difícil para o investidor. “A Clarice Lispector pode te deixar milionário” é título de relatório de outubro do ano passado.

“A gente recebia muito conteúdo de sell side, relatório de banco e, em geral, tinha duas críticas. Primeiro, a gente percebia algum tipo de viés nos comentários, nas recomendações. Segundo que, se pegar a média, muitos apenas comentam conteúdo de jornal”, conta Rodolfo Amstalden, outro sócio fundador.

Colegas de faculdade, Rodolfo e Felipe se uniram em 2009 a dois profissionais já com carreira consolidada no mercado financeiro, Marcos Elias e Caio Mesquita, para fundar uma empresa de análise independente, com inspiração em consultorias de mercados mais maduros, como os Estados Unidos e a Alemanha.

Dos primeiros dias em um quarto nos Jardins, na capital paulista, ao momento atual, com 16 pessoas em dois andares de um prédio comercial, a empresa perdeu um dos fundadores (Marcos) ganhou um sócio estrangeiro (a americana Agora Inc) e reforçou o foco no varejo.

A crise da bolsa no início da década teve papel fundamental neste processo. “A gente chegou a ter 20 corretoras como clientes, mas algumas faliram, outras cancelaram contrato. Então pensamos que, se nossa vocação para escrever é muito mais afinada com o varejo, porque não viramos para o varejo?”, recorda Rodolfo.

A palavra de ordem é a simplicidade, diz Amstalden. "A gente tenta fazer as citações de forma que não prejudique o entendimento de quem não conhece aquele autor. De qualquer forma, a pessoa tem que entender o recado”, diz.

A irreverência da análise do mercado — que inclui um reality show sobre um investidor iniciante — rendeu em 2011 um processo na Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec), no qual Elias, Rodolfo e Felipe foram condenados por conduta inadequada ao publicar relatório apontando inconsistências no balanço do frigorífico Marfrig.

Rodolfo diz que hoje são 5 mil assinantes dos pacotes de análise e outros 5 mil compradores de produtos avulsos, responsáveis por 82% do faturamento da empresa. A Empiricus entende, porém, que o crescimento é limitado ao número de pessoas dispostas a investir em bolsa. “Há hoje uns 80 mil investidores ativos e já temos 78 mil cadastros”, comenta ele.

Como estratégia para atrair novos clientes, a empresa já iniciou o processo de abertura de uma editora, que vai lançar livros voltados a investidores iniciantes. O primeiro título é “Você pode ser um milionário na Bolsa – Investir em ações não é coisa de expert”, escrito por Rodolfo e Felipe e distribuído aos clientes em evento no ano passado.

“Quando tínhamos modelo institucional, era muito atrelado ao crescimento do mercado. O mercado desandava, as corretoras começavam a fazer a degola, research vira luxo”, afirma Rodolfo. Já o pequeno investidor, completa, se mantém fiel, porque precisa se proteger também nos momentos de queda. “Quando a bolsa sobe, até um macaco fica rico, nem precisa de análise”, finaliza.
 



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