Política

Consulta prévia para Reitoria da UFPB acontece sem intercorrências e resultado deve sair até o fim da noite

A votação é conduzida de forma presencial, utilizando urnas eletrônicas, e ocorre das 8h às 21h em todos os campi do estado.


25/04/2024

Reitoria da UFPB (Foto: Arquivo)

Cristiane Cavalcante/Portal WSCOM



Professores, servidores técnico-administrativos e estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estão participando de uma consulta prévia, nesta quinta-feira (25), para determinar os futuros reitor e vice-reitor da instituição no período de 2025 a 2028. A votação é conduzida de forma presencial, utilizando urnas eletrônicas, e ocorre das 8h às 21h em todos os campi do estado.

Segundo o professor Jailson José Gomes Rocha, presidente da Comissão Especial da Consulta Prévia para Reitoria da UFPB, até o início da tarde de hoje o processo vem ocorrendo de forma tranquila e sem o registro de ocorrências que prejudiquem o curso do pleito.

“A consulta previa está acontecendo dentro da normalidade, sem nenhuma ocorrência de grande relevância. Apenas tivemos no início do processo uma urna que apresentou defeito, que prontamente foi substituída pela urna de contingência do TRE e instalada pelo suporte técnico. Desde então não temos mais uma notícia de ocorrência com a urna e o processo anda na sua tranquilidade”, declarou o professor Jailson Rocha.

Três chapas concorrem aos cargos de reitor e vice-reitor. A chapa 1, intitulada “UFPB: inovação com inclusão”, é composta pelas professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega. A chapa 2, “Conecta UFPB”, tem como representantes os professores Lucídio dos Anjos Formiga Cabral e João Euclides Fernandes Braga. Já a chapa 3, chamada “Avança UFPB”, é formada pelos professores Valdiney Gouveia (atual reitor) e Rita de Cássia Pereira.

Para a Consulta Prévia de hoje, um total de mais de 46 mil membros da UFPB, a maior instituição de ensino superior da Paraíba, têm direito a voto. Os eleitores devem verificar o local e a seção de votação correspondente na lista de eleitores disponibilizada pela Comissão Especial. <<Consulte seu local de votação através do link>>

Na Grande João Pessoa, as urnas eletrônicas estão distribuídas em salas localizadas em cada um dos 17 centros de ensino, incluindo unidades no Distrito Industrial de Mangabeira e em Santa Rita. No campus da Capital, além dos centros mencionados, outras áreas estratégicas receberão urnas, como o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), a Biblioteca Central (BC), a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), o Colégio de Aplicação – Escola Educação Básica (CAP/EEBas), a Reitoria e o prédio das superintendências.

Ainda de acordo com a Comissão Especial, o resultado da consulta poderá ser divulgado ainda hoje. Segundo o presidente, Jailson Rocha, a apuração e totalização dos votos serão iniciadas logo após o fechamento das urnas, com transmissão ao vivo pelo canal da TV UFPB no YouTube, direto da Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior (Sods).

“A  apuração terá início a partir das 21 horas, quando são encerradas as urnas. E, a partir do início da apuração, a gente só para os trabalhos quando tiver essa apuração concluída. Ela vai ser transmitida ao vivo pela TV UFPB no seu canal do YouTube. E, conforme for sendo apurado a esses votos, eles vão ser transmitidos, desde os resultados parciais até a gente ter resultado total”.

O percentual de votação final de cada candidatura será calculado por meio da média ponderada dos percentuais alcançados em cada segmento. Nesse cálculo, o peso de um terço será atribuído aos estudantes, um terço aos servidores técnico-administrativos e um terço aos professores.

A consulta prévia à comunidade acadêmica serve como subsídio para a elaboração da lista tríplice, a qual será encaminhada à Presidência da República. Durante a votação, professores, servidores e estudantes expressam sua preferência por um candidato específico, porém, a vantagem nas urnas não garante a nomeação do vencedor como reitor. Em eleições anteriores, o atual administrador da universidade, Valdiney Gouveia, ficou em último lugar na votação, mas foi escolhido pelo então presidente, Jair Bolsonaro (PL).

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //