Internacional

Conselho da ONU pede cessar-fogo entre Israel e Hamas


25/03/2024

Plenário das Nações Unidas (Foto: Reprodução/Nações Unidas)

Da Redação / Portal WSCOM



Um cessar-fogo imediato entre Israel e o Hamas e a libertação incondicional de todos os reféns feitos durante o ataque realizado pelo grupo em 7 de outubro de 2023 foram os pedidos apresentados pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas nesta segunda-feira (25). Enquanto os EUA se abstiveram na votação, os 14 membros restantes do conselho votaram a favor da resolução, que foi proposta por 10 membros eleitos do órgão. 

Os Estados Unidos eram contrários ao uso da palavra cessar-fogo para descrever o armistício desejado entre os dois grupos que estão há seis meses em conflito ininterrupto na região da Faixa de Gaza.  A resolução do Conselho de Segurança também “enfatiza a necessidade urgente de expandir o fluxo de assistência humanitária e reforçar a proteção dos civis em toda a Faixa de Gaza e reitera sua exigência de remoção de todas as barreiras ao fornecimento de assistência humanitária em escala”. 

A rádio do Exército israelense informou, pouco antes do início da reunião do conselho, que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, cancelaria uma delegação planejada para Washington se os EUA não vetassem a resolução. 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.