Paraíba

Conselheiro da Cultura se irrita com WSCOM por dar versão de Secretário e relata dificuldades na Lei Aldir Blanc


21/01/2022



Por Walter Santos

O conselheiro da Cultura Severino Antonio (bibiu), de Alagoa Grande, se queixou nas redes sociais porque o Portal WSCOM publicou notícia tratando de ato público do Fórum dos Fóruns de Cultura no próximo domingo, em João Pessoa, mas abrigando também a versão do Secretário Damião Ramos Cavalcanti.

Num texto denominado de “Carta Aberta ao WSCOM” ele diz que estou Conselheiro da Cultura do Estado da Paraiba, pela quarta vez eleito com o voto popular dos Artistas e Fazedores da Cultura do Brejo e Agreste – 2ª Regional e lhe digo sem medo de errar”.

Segundo ele, ” o Sr. Damião Ramos é o pior Secretário da Cultura que a Paraiba já teve. Por ser um homem letrado, é o primeiro a descumprir o Regimento Interno do Conselho quando não obedece ao calendário de Reuniões que hoje pode ser até virtual”.

Diz ainda que ” voltou com a política do pires na mão quando pede os artistas para procurarem ele individualmente com seus projetos individuais. Está no segundo mandato e não apresentou até hoje pelo menos o ensaio de uma Política Pública para a Cultura do Estado”.

Revelou ainda que “há vários anos que não publica um só edital do Fundo de Cultura do Estado; nestes tempos de pandemia não criou uma só linha de apoio aos artistas da Paraiba, Eu mesmo o provoquei várias vezes para que ele viabilizasse atraves da Secretária de Tibério Limeira (Desenvolvimento Humano se não me falha a memória) que conseguisse umas sextas básicas para a Classe Artística e ele não moveu uma palha até hoje; nas reuniões ele atropela o orador, atropela o regimento, é despreparado e incompetente para ser um Secretário de Estado”

Ele acrescenta: ” e não venha dizer que é revanche política porque fiz campanha para o atual governador, meu Deputado é da base do Governador mas eu não dependo de política nem tenho contrato com nenhum órgão do Governo e já disse ao Deputado que votei nele “se ligue na incompetência do Secretário da Cultura porque ele está enterrando a gestão do Governo de João Azedo que acoita um Secretário tão incompetente, ruim, ditador, mentiroso e tudo o que a Paraiba e seus Artistas não merecem” São farinha do mesmo saco.

Diz no texto que “nesta Lei Aldir Blanc 2, o incompetente não foi capaz de ver que uma enxurrada de projetos iria entrar na concorrência e não teve a capacidade de contratar uma equipe de pareceirista e jogou sobre os funcionários da SECULT/PB uma carga além do normal para aqueles pobres funcionários que chegaram a trabalhar sábado, domingo, feriados, noite adentro e dia e noite. Muitos até terminaram esgotados e doentes”.

Para ele, ” o resultado foi que nitidamente os funcionários sobrecarregados com tanto trabalho, começaram a embaralhar as coisas na ânsia de emitirem os resultados que foi atrasado por várias vezes. e terminaram deixando de fora projetos de Mestres da Cultura, de Artistas ilibados, Escritores Calejados, Terreiros, etc, etc. A lambança foi tão grande que em um dia saía uma listagem de Projetos e Proponentes premiados e no outro dia saía uma listagem com o título de Errata e os que ontem foram premiados, hoje foram desclassificados gerando frustração, revolta, desgosto e uma prova de que não estavam levando em conta de que do outro lado havia ou ha, seres humanos, pessoas com necessidades, com fome,desesperados às vezes”.

Por fim, diz que “estou a sua disposição e a de qualquer Jornalista ou Mídia séria para relatar três vezes mais descasos que este bom moço como vocês estão tratando, tem provocado de incompetência e ruindade perante a Cultura e os Fazedores de Cultura da Paraiba. Alias, domingo eu vou representar o Brejo no Movimento e Passeata organizada pelo Fórum dos Fóruns e, se me derem espaço, eu vou falar de todas as mazelas que eu tenho acumuladas sobre este Secretário nestes mandatos todos que convivo ali dentro tolerando este moço, mas agora chegou a hora de mostra a Paraiba o Secretário da Cultura que nós temos. Fora Damião – voce é para a Cultura da Paraíba “UM ZERO A ESQUERDA”.

NOTA DA REDAÇÃO – O portal WSCOM se mantém com o compromisso de sempre de dar as versões dos fatos e até opina, através de seus colunistas, sem misturar fato de análises. O Sr Severino Antonio (Bibiu) cumpre seu direito de opinar, mesmo quando injustamente como a querer impor sua vontade, mas o Portal se mantém atento para não ceder às censuras e intimidações como se deu neste caso. Jornalismo sério é outra coisa.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.