Saúde

Conheça os benefícios em consumir as frutas da estação

Alimentos são mais nutritivos, saborosos e até mesmo mais baratos durante a safra; confira as melhores opções para a época primavera/verão


22/10/2021

(Foto: divulgação/Unimed-JP)

Portal WSCOM

Maior valor nutricional, mais sabor, menos pesticidas e agrotóxicos no cultivo e também preços mais acessíveis. Essas são algumas das vantagens das chamadas frutas da estação. A nutricionista Regina Monteiro, da equipe de Promoção da Saúde da Unimed João Pessoa, explica os benefícios desses alimentos.

A nutricionista explica que o consumo de frutas na primavera e verão é fundamental, principalmente em razão da hidratação e aporte de vitaminas, minerais e fibras, que elas trazem. Segundo Regina, frutas como laranjas, bananas, uvas, ameixa, mamão, melão, abacaxi, melancia, abacate, goiaba, acerola e limão podem fazer parte do nosso cardápio fornecendo nutrientes e água na medida ideal para o bom funcionamento do corpo.

A recomendação é o consumo diário de 4 a 5 porções pequenas. Regina esclarece ainda que o valor nutricional pode ser maior durante a safra, pois as frutas se desenvolvem e aproveitam mais o solo e o clima para o crescimento em determinadas épocas do ano, dentro do seu ciclo natural. “O cultivo apropriado com amadurecimento natural da fruta gera alimentos mais seguros e com sabores mais intensos e característicos”, alega.

Laranja, mamão, ameixa, damasco, tâmara, jaca, abacate, abacaxi, manga, maçã com casca, coco e kiwi, também são ricos em fibras. “Esses nutrientes, fazem a diferença em um cardápio saudável, uma vez que a busca da qualidade alimentar, visa turbinar a nutrição do corpo. Bem como beneficiar a imunidade, pele e ossos”, explica.

A nutricionista recomenda a adição de uma fruta por vez aos lanches e como sobremesa do almoço, principalmente as ricas em vitamina C e Zinco. “Já as frutas vermelhas — uvas, morango, amora, framboesa e romã, também devem ser incluídas no cardápio diário, pois são excelentes para a imunidade e a saúde da pele, unhas e cabelos”.

Outro aspecto importante diz respeito ao preço. Afinal, as frutas tendem a estar com menor valor durante o pico da safra, já que a produção aumenta e, na maioria das vezes, por serem alimentos naturais, costumam estragar mais rápido. Desta forma, as frutas são boas também para a saúde do bolso.

Confira as principais frutas da temporada:

Primavera – abacaxi, acerola, amora, banana, caju, coco, cupuaçu, jabuticaba, jaca, laranja, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, mexerica, pêssego e pitanga.

Verão – abacate, abacaxi, acerola, ameixa, banana, carambola, caju, coco, cupuaçu, figo, goiaba, graviola, jaca, laranja, lichia, limão, maçã, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, pêra, pêssego, pitanga e uva.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.