Brasil & Mundo

Confira os carros mais econômicos do País; híbridos lideram


10/01/2013



Os carros híbridos (que nem mesmo estão à venda) são os modelos mais econômicos do Brasil com relação a consumo de combustível, segundo avaliação do Inmetro. No ranking divulgado nesta quinta-feira, o Ford Fusion 2013 lidera percorrendo média de 16,8 km/l movido a gasolina na cidade. Em seguida aparecem empatados Lexus CT200h, que ainda não foi confirmado pela fabricante para o Brasil, e Toyota Prius, que começa a ser vendido neste mês, ambos com 15,7 km/l.

Neste ano, 25 fabricantes participaram do programa de avaliação do instituto, que mede a eficiência energética de eletrodomésticos a veículos, com notas de A até E. O número de marcas triplicou com relação a 2012, mas nomes importantes como a Chevrolet ainda ficam de fora, já que a adesão é voluntária. De acordo com o Inmetro, a gama de carros avaliados representa 70% do volume de vendas no Brasil.

Com modelos como Ford Ka, Fiat Uno, Nissan March e Renault Clio, a categoria dos subcompactos apresentou média de 12,3 km percorridos com um litro de gasolina, contra 9,2 km/l de média para carros menos eficientes. Segundo o instituto, num percurso diário de 40 km, a economia alcança R$ 950 em um ano quando se dá preferência por um modelo avaliado com nota A.

“Houve uma melhora de 5% na média dos consumos dos veículos A subcompactos em relação ao ciclo 2012 e de 1% dos veículos A compactos, ou seja, o maior volume de vendas no mercado nacional, reduzindo em média 4,2% a emissão de CO2 para atmosfera nestas duas categorias”, afirmou em nota Alfredo Lobo, diretor da qualidade do instituto.

Destaques

Tirando os híbridos da lista, os modelos de entrada da Renault se mostraram os mais eficientes. A versão básica do Clio obteve média de 14,3 km/l e ficou à frente até mesmo do Smart fortwo híbrido, com 13,2 km/l. Em seguida, Sandero e Logan são as opções mais econômicas, com 12,9 km/l na cidade. Fiat Uno (Novo e Mille), Nissan March, Toyota Etios, Kia Picanto, Volkswagen Gol Ecomotion e a nova versão do New Fiesta (ainda não comercializada) ficaram acima de 12 km/l com gasolina.

Na outra ponta do ranking, foram destaques negativos os modelos da Volvo XC90, XC60 e S60, com autonomia entre 5,6 km/l e 6 km/l rodando com gasolina na cidade. Também ficaram na parte de baixo da lista Ssangyong Actyon e Dodge Journey, ambos com 6,1 km/l em média. Confira abaixo o ranking do Inmetro classificado a partir do consumo de gasolina na cidade, já que nem todos os veículos analisados possuem motorização flex.

Veja Lista

{arquivo}

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //