Paraíba

Confira a programação católica para o Corpus Christi

Feriado

29/05/2013


 Nesta quinta-feira, 30, os católicos celebram o dia de “Corpus Christi”. Para marcar a data, o Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo di Cillo Pagotto, celebra, às 8h, uma Missa na igreja de Nossa Senhora de Lourdes, localizada no Centro da Capital. Às 10h começa a Adoração ao Santíssimo Sacramento, ainda na igreja Ed Lourdes.

Seguindo a programação da Arquidiocese, às 16h, começa a Procissão de “Corpus Christi”, começando da igreja de Nossa Senhora de Lourdes e terminando no adro do Centro Cultural São Francisco. No término da procissão Dom Aldo irá celebrar mais uma missa.

Outras igrejas

Na Paróquia Cristo Rei, em João Pessoa, a programação do dia de “Corpus Christi” começa às 15h, com Adoração ao Santíssimo Sacramento na igreja Sagrado Coração de Jesus, que fica em Mangabeira IV. Às 16h, tem início a Procissão de “Corpus Christi” pelas principais ruas do bairro de Mangabeira, seguindo até a Igreja Matriz de Cristo Rei, em Mangabeira I, onde será celebrada uma Missa.

Obs.: No percurso da Procissão, os fieis poderão apreciar os tradicionais tapetes de “Corpus Christi”, construídos pelas comunidades da paróquia. Também, em cada comunidade, haverá paradas com a Bênção do Santíssimo Sacramento.

Corpus Christi

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo1 ) é uma festa católica, um evento baseado em tradições católicas. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo."


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.