Paraíba

Conferência discute financiamento e qualidade do SUS na Paraíba

EM JOÃO PESSOA


16/09/2015



Usuários, gestores e trabalhadores da Saúde, discutem “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas”, durante a 8ª Conferência Estadual de Saúde que acontece em João Pessoa e vai até o dia 17. Mais de mil e duzentos delegados de cidades da Paraíba, discutem às diretrizes e metas para melhorias do Sistema Único de Saúde – SUS.

{arquivo}A abertura da Conferência foi nesta terça-feira, 15, no Espaço Cultural “José Lins do Rêgo. A presidente do Conselho Nacional de Saúde – CNS, Maria do Socorro de Souza, disse que a luta é para garantir o financiamento para o SUS. “Temos que assegurar fontes de recursos para garantir saúde pública e de qualidade para todos. Não podemos deixar que o Congresso desconstitucionalize o nosso sistema de saúde”, clamou Socorro Souza aos participantes da 8ª Conferência em João Pessoa.

O assessor do ministro da Saúde, André Bonifácio, apresentou dados das ações do Ministério, e investimentos na Paraíba. Ele disse que os Conselhos de Saúde precisam ser mais democráticos – se referindo as sucessivas reeleições dos membros do conselho estadual da Paraíba. O presidente do Conselho Estadual de Saúde da Paraíba, Eduardo Cunha, na sua saudação aos participantes, disse que o Governo Federal não cumpria sua parte fazendo repasses aos estados e municípios, o que foi contestado pelo representante do MS.

Antes da abertura da 8ª Conferência Estadual de Saúde, Tenda Paulo Freire, inspirada na proposta da Educação Popular, já estava funcionando e discutindo temas diversos da saúde. A Tenda é um espaço acolhedor para rodas de conversa nas quais serão discutidos os temas centrais da Conferência. “Os temas serão discutidos no auditório principal (Teatro Paulo Pontes) com palestrantes e dez intervenções dos delegados e delegadas. Na Tenda Paulo Freire, estes mesmos temas poderão ser conversados de forma bem participativa e informal, em outros horários – são as chamadas Rodas de Conversa”, explicou o presidente do Conselho Estadual de Saúde e da Conferência, Eduardo Cunha. A intenção é provocar o debate e promover a participação de todos.

Evento – A Conferência de Saúde é o fórum de debate entre todos os segmentos da sociedade, representada através de entidades, com a finalidade de avaliar a situação de saúde do Estado, fixar diretrizes da política de saúde, definir e priorizar propostas para melhorar a qualidade dos serviços de saúde do Estado, proporcionando à população melhor qualidade de vida.

Na Paraíba, cerca de 1200 delegados de todos os municípios (eleitos durante as conferências municipais de Saúde, no período de 9 de abril a 15 de julho) estão participando da conferência. Nesse fórum é o momento para levantar os atuais problemas enfrentados pelo SUS na Paraíba e propor estratégias de avanços do Sistema; além da eleição de delgados e delegadas para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá de 1 a 4 de dezembro em Brasília.

Até esta quinta-feira (17), os participantes da 8ª Conferência Estadual de Saúde, vão discutir os eixos de debates, orientados pelo Conselho Nacional de Saúde: Direito à Saúde com Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade com Participação Social; Valorização do Trabalho da Educação em Saúde e da Política da Comunicação do SUS; Financiamento e gestão do SUS e a Relação Público-Privado; Reforma Democrática com Implantação da Carreira de Estado para o SUS.

Crédito fotos: Luiz Henrique Parahyba

Confira a Pauta da Conferência:

Programação:
15 de setembro (terça-feira)
19h – Abertura
19h30 – Apresentação cultural
19h45 – Palestra magna com André Bonifácio
21h – Coquetel

16 de setembro (quarta-feira)
8h às 16h: Debates com os palestrantes:
Joana Batista, presidente da Federação Nacional dos Odontologistas;
Kátia Souto, diretora do Departamento de Gestão Participativa;
Francisco Funcia, representante do Conselho Nacional de Saúde;
André Bonifácio, assessor especial do Ministro da Saúde.

17 de setembro (quinta-feira)
8h às 10h – Continuação dos grupos
10h às 12h – Escolha dos delegados e delegadas para a 15ª Conferência Nacional de Saúde
14h às 19h – Plenário Final
20h – Encerramento



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //