menu

Música

19/07/2013


OSUFPB terá regência de maestro paulista

Sexta, 19

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza concerto nesta sexta-feira (19), às 20h, na Sala Radegundis Feitosa no Campus I, tendo como solista o fagotista Heleno Feitosa “Costinha” e como maestro o paulistano Marcos Arakaki, um dos mais destacados regentes em atuação no Brasil atualmente. Neste concerto, a OSUFPB coordenada pela professora Luceni Caetano, se apresenta em sua versão completa, a Sinfônica.

 

No programa desta semana, a OSUFPB apresenta um repertório do Período Clássico: a Sinfonia n. 25 em Sol menor de Mozart, o Concerto para Fagote em Fá maior de Carl Maria Weber e a Oitava Sinfonia de Beethoven.

 

O evento é uma realização do Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI) do Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA) da UFPB. A entrada é franca e aberta ao público, mas as pessoas que puderem estão convidadas a fazer doação de 1 kg de alimento não perecível em prol do "São João com Fartura”, um projeto de caráter didático, realizado desde 2006 pelos estudantes de Relações Publicas da UFPB, com a finalidade de arrecadar suprimentos para o Banco de Alimentos do SESC.

O maestro

O maestro Marcos Arakaki é natural de São Paulo. Concluiu seu Mestrado em Regência Orquestral pela Universidade de Massachusetts (EUA), com apoio da Fundação Vitae. Sua trajetória artística é marcada por prêmios, como o do I Concurso Nacional Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes, e o do I Prêmio Camargo Guarnieri. Arakaki vem dirigindo importantes orquestras brasileiras, como as sinfônicas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte e Paraíba, a Petrobras Sinfônica, as sinfônicas de Campinas, da USP, a Orquestra de Câmara da Osesp e a Orquestra Experimental de Repertório. No exterior, dirigiu orquestras nos Estados Unidos, México, Argentina, Ucrânia e República Tcheca. Realizou turnês nacionais e regionais com a Camerata Fukuda, com a Orquestra Sinfônica Brasileira e com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. À frente da Orquestra Sinfônica

Brasileira, gravou em 2010 a trilha sonora para o filme “Nosso Lar,” composta por Philip Glass. Entre 2007 e 2010, trabalhou como regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba e regente assistente da Orquestra Sinfônica Brasileira. Além de regente, Arakaki tem desenvolvido intensa atividade como palestrante e coordenador pedagógico em importantes projetos de difusão cultural e educação, em diversas instituições de ensino e estados brasileiros.

O solista

(fagote) Heleno Feitosa Costa Filho “Costinha” é mestre em Música, Bacharel em Fagote e Bacharel em Saxofone pela UFPB. Começou seus estudos musicais aos 10 anos de idade em sua cidade natal, Itaporanga – PB, com o professor Major Adauto Camilo. Durante os estudos de Graduação foi orientado pelos professores Egon Figueroa e José de Arimatéia Formiga Veríssimo. Tem sido convidado para atuar como artista e professor de fagote/saxofone nos mais importantes festivais de música do Brasil. Tem participado como solista e instrumentista em diversos conjuntos de música de câmara e em orquestras. Também tem atuado em shows e gravações de discos ao lado de artistas renomados nacional e internacionalmente, tanto na área de música erudita quanto na de música popular. Atualmente, é professor efetivo de Fagote/Saxofone do Departamento de Música e coordenador executivo do Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI) da UFPB.

 

Este será o nono concerto da temporada 2013 da OSUFPB. Mais outros quinze concertos estão programados até o final do ano, sempre às sextas-feiras, 20h, na Sala Radegundis Feitosa.