Educação

Como suas experiências de viagem podem ser úteis para sua carreira


24/02/2025

Que viagem é um item enriquecedor ninguém discute, mas, sabia que aquele mochilão ou a viagem dos sonhos podem ser úteis para sua carreira?

Todas as experiências que vivemos ao longo da vida, são contribuições que moldam e desenvolvem habilidades únicas. E, muitas delas, também impactam no lado profissional.

Viagens, por exemplo, não são apenas para conhecer novos lugares e culturas. Servem para ampliar a visão e compreensão do mundo, sendo ótimas para aperfeiçoar a capacidade de adaptação.

Se você está se perguntando como isso é possível, entenda como as viagens são úteis para sua carreira, e um diferencial poderoso no mundo corporativo.

<h2> Por que as viagens são úteis para sua carreira? </h2>

Ao viajarmos para destinos diversificados, temos de nos moldar e adaptar a diferentes culturas e idiomas. Rapidamente aprendemos a postura e modo de agir do lugar.

Se fizermos um comparativo, no ambiente corporativo interagimos com pessoas totalmente distintas de nós, tanto pela idade, como por crenças, costumes, cultura, educação, entre outros.

Só por essa análise já dá para entender como as viagens são úteis para sua carreira. É claro que, demonstrar esse desenvolvimento pessoal requer adotar um modelo de curriculum vitae coerente.

Não basta apenas listar os países que conheceu, é preciso descrever que tipo de conhecimento ou experiência adquiriu em cada um.

O mercado atual busca por profissionais que sejam capazes de trazer algo a mais para os negócios. Vivências diferenciadas contribuem tanto para a qualificação técnica como para desenvolver habilidades comportamentais.

De maneira geral, experiências internacionais demonstram maior flexibilidade, capacidade de adequação, empatia, autonomia, independência e uma dose de coragem.

Assim, as viagens são úteis para sua carreira por aumentarem a compreensão cultural. Demonstra alta capacidade de entender e respeitar valores, tradições e normas. Isso se reflete no respeito pelas diretrizes e normas das companhias.

Outra questão é a comunicação. Quem viaja desenvolve não apenas a comunicação verbal ou outros idiomas, mas, a capacidade de se fazer entender.

Ao trafegar por diferentes países muitas vezes é preciso um esforço extra para ser entendido e evitar conflitos. Dentro das empresas, isso contribui para melhorar a compreensão entre diferentes gerações, manter a escuta ativa e facilitar feedbacks.

Situações diversas que acontecem durante viagens também desenvolvem maior capacidade de criar soluções criativas para a resolução de conflitos.

Além disso, quando viajamos saímos da zona de conforto e somos obrigados a observar e integrar um outro modo de vida. Respeitar a diversidade de pensamento enriquece e contribui para um clima organizacional mais ameno.

<h2> Experiências internacionais altamente valorizadas </h2>

Viagens são úteis para sua carreira porque demonstram uma preocupação em expandir os horizontes e ampliar conhecimentos.

Quando o foco da viagem vai além do lazer, se torna um ponto diferencial para o currículo. Assim, três tipos de experiências são altamente valorizados:

  • Intercâmbio de estudos: uma das melhores maneiras para aprimorar os conhecimentos teóricos e desenvolver soft skills. Realizar um curso de extensão, graduação, especialização ou curso de idiomas em uma instituição renomada, sem dúvida, irá tornar o currículo mais atrativo;
  • Intercâmbio de trabalho: muitas vezes essa modalidade acompanha o intercâmbio de estudo. Nesse cenário, o profissional trabalha em um país estrangeiro para adquirir experiência, e aperfeiçoar a proficiência em outro idioma. Recrutadores são altamente atraídos por profissionais que tenham trabalhado em outros países;
  • Voluntariado: possivelmente uma das modalidades mais comuns, essa opção demonstra alto nível de altruísmo e humanidade. Empresas de todos os ramos valorizam profissionais que se preocupam com o bem-estar social e evolução de toda a sociedade.

Caso trabalhe em uma empresa multinacional, o profissional pode ter tido a oportunidade de viajar a trabalho, como a visita em um parque fabril. Embora não pareça, essas experiências são úteis para sua carreira e devem ser destacadas no currículo.

<h2> Destaque suas viagens em seu currículo – elas são úteis para sua carreira </h2>

Demonstrar o quanto as viagens foram úteis para seu crescimento profissional requer saber apresentá-las em seu currículo.

Se tiver feito um intercâmbio ou voluntariado, acrescente essa informações nas seções correspondentes, nas experiências profissionais, ou informações adicionais.

Busque ser o mais específico possível. Sem se prolongar, descreva quais responsabilidades teve, os desafios enfrentados, como foram superados, e, quais resultados foram obtidos. Sempre que possível, quantifique seus resultados.

Caso não tenha feito um intercâmbio ou voluntariado, fale sobre as viagens realizadas para efetivar negociações, destacando as habilidades desenvolvidas e resultados obtidos.

Analise quais habilidades são necessárias para a vaga ou cargo que deseja concorrer e relacione com sua experiência internacional. Por exemplo, se o cargo for de gerência, você pode explicar como estar em diferentes culturas o tornou mais compreensível, tolerante, resiliente, comunicativo, entre outros.

Inclua termos ou palavras-chave condizentes com o anúncio da vaga e relacionados às viagens para torná-las ainda mais úteis para sua carreira.

Acrescente termos como adaptabilidade, trabalho em equipe, resolução de conflitos, visão global, autogestão, negociação, colaboração, aprendizado contínuo, etc.

<h2> Desfrute ao máximo das vivências internacionais </h2>

Aproveite a oportunidade de estar em um ambiente totalmente diferente de maneira estratégica e com foco na sua carreira.

Construa uma boa rede de contatos nos países que visitar. Mesmo que não pareça, essa ação abre portas empresariais ainda maiores. Além de que, manter amigos e parceiros internacionais engrandece e contribui para manter a criatividade e ampliar a compreensão do mundo.

Aproveite situações incomuns para se desenvolver como pessoa. Se arrisque em novos cenários e perspectivas, sem ter medo de julgamentos.

As viagens se tornam ainda mais úteis na sua carreira se você souber como aproveitá-las. Por isso, não pare de aprender. Você não precisa estar em um ambiente acadêmico, converse com locais e amplie sua visão e compreensão do mundo.

Conversar com profissionais internacionais da sua área de atuação, poderá aperfeiçoar suas técnicas e contribuir com o desenvolvimento das hard skills.

Viajar não é apenas uma aventura, mas, uma fonte valiosa para conquistar diferenciais capazes de te destacar no mercado e construir um futuro profissional de sucesso.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.