Tecnologia

Como prevenir, identificar e remover um vírus do Windows 10

Todos os dias, estamos expostos a centenas de tipos de vírus virtuais. Felizmente, é possível prevenir, identificar e remover um vírus do Windows 10 e de outros sistemas com algumas dicas.

18/08/2020


Imagem: Freepik

Portal WSCOM

Ter conexão com a internet é fundamental para a rotina das pessoas. Entretanto, o mundo online pode apresentar alguns perigos, como os Malwares que são capazes de prejudicar o funcionamento de um sistema operacional e, infelizmente, são bem comuns. A boa notícia é que tem como prevenir, identificar e remover um vírus do Windows 10.

Para te ajudar a ter uma navegação cada vez mais segura, separamos algumas dicas de prevenção, identificação e, em caso de vírus, remoção completa do Malware do seu sistema. Os procedimentos são bem simples e, certamente, serão úteis para proteger os seus dados.

Como prevenir um vírus do Windows 10

Os cybercrimes estão sempre evoluindo. Isso acontece porque, à medida que um sistema antivírus consegue neutralizar uma ameaça, os criminosos virtuais precisam criar ferramentas ainda mais sofisticadas para burlar o programa.

Porém, se por um lado os cybercriminosos evoluem seus Malwares, as empresas desenvolvedoras de antivírus também elaboram recursos que previnem a instalação de arquivos infectados.

Por isso, uma boa forma de prevenir um vírus no Windows 10 ou qualquer outro sistema operacional é com um bom antivírus. Os melhores antivírus do mercado conseguem fazer uma varredura constante no seu computador, desde a navegação em uma página até o download de arquivos.

Imagem: Freepik

Você também pode tomar alguns cuidados na hora de instalar programas ou receber arquivos por e-mails, que continuam sendo grandes fontes de Malwares. Nunca faça o download de um documento recebido por mensagem de alguém que você não conhece.

Além disso, desconfie de mensagens que se dizem ser do seu banco, especialmente aquelas que solicitam algum tipo de instalação ou informação extra. E se mesmo com esses cuidados o malware entrar em contato com o sistema, o antivírus que faz a prevenção será capaz de detectá-lo.

Como identificar um vírus no Windows 10

O processo de identificar um vírus em um computador é chamado de varredura. Para realizar essa tarefa, você pode tanto contar com um antivírus, função comum em todos eles, quanto utilizar o Windows Defender, ferramenta nativa do sistema operacional.

Neste caso, tudo o que você precisa fazer é acessar a tela de Configurações do Windows. Entre as opções que aparecem, selecione o item Atualização e Segurança, para na sequência, clicar em Windows Defender.

Nessa etapa, clique no botão Abrir a Central de Segurança do Windows Defender. Depois, selecione Proteção Contra Vírus e Ameaças. Você vai perceber que o programa vai apresentar os botões de Verificação Rápida e Verificação Avançada, sendo a Avançada aquela que você deve escolher.

Para finalizar, clique em Verificação Completa e Verificar Agora. O sistema do Windows Defender vai começar a checar os arquivos da máquina e identificar se há algum item infectado. Todos os Windows 10 contam com essa ferramenta, que pode ser utilizada paralelamente com o seu antivírus.

Fazer a identificação de possíveis vírus é essencial para manter a proteção em dia e deve ser realizada com frequência. De acordo com pesquisa realizada em 2019 pela Kaspersky, existem mais de 24,6 milhões de variantes de vírus no mundo, o que faz com que todos nós estejamos expostos à grandes riscos diariamente.

Como remover um vírus do Windows 10

Se você fizer as duas etapas de prevenção e identificação com uma certa constância, dificilmente vai precisar lidar com a remoção de um vírus do Windows 10, uma vez que já fez a proteção adequada.

Quem não fez as etapas anteriores e precisa lidar com a remoção de um vírus no Windows, deve saber que existem algumas possibilidades. A primeira delas é abrir o seu antivírus para encontrar opções de remoção de uma infecção.

Você também pode fazer o download da ferramenta de Remoção de Software Mal-Intencionado, criado pela própria Windows, que atua para eliminar qualquer arquivo que esteja roubando seus dados ou fazendo espionagem.

Em caso de dúvidas, você sempre pode contar com o fórum do Windows, que permite o envio de questões com a assessoria de um especialista.

Imagem: Freepik

E claro, depois de resolver essa situação, procure formas de ter mais segurança na internet, para que essa experiência com um vírus virtual não se repita. Prevenir, identificar e remover um vírus são itens que você não vai precisar fazer com muita frequência se tomar cuidados durante a  navegação online.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.