Geral

Como operam as exchanges de criptomoedas?


31/07/2024

Portal WSCOM



Moedas digitais ou criptomoedas são certamente termos que já ouviu falar nos últimos anos. A moeda digital mais popular é o Bitcoin, que provavelmente conheceu através de notícias ou apenas conversas casuais, mas existem outras. E é aí que serviços de exchanges de criptomoedas entram, para facilitar a troca de moedas virtuais entre usuários a preços justos.

Se ainda não conhece este crescente mercado, onde pode fazer dinheiro com a troca de moedas virtuais, fique a conhecer todos os pormenores do mercado de exchanges de criptomoedas que pode operar em todo o mundo, inclusive no Brasil.

O que são criptomoedas

As criptomoedas são moedas tal como o Real ou o Euro, mas virtuais. Você não tem uma nota ou moeda, mas sim uma informação registrada exclusivamente no formato digital, que é seu pertence, através de dados de acesso, tal como acessa a conta de seu banco.

Ao acessar o seu banco, ou a sua carteira de moedas digitais, está acessando produtos financeiros que podem ser comparados, mas não são iguais. Embora nos dias de hoje você não possa pagar com criptomoedas na grande maioria dos locais do Brasil, espera-se que no futuro isso possa gradualmente acontecer.

Por isso, a maioria dos brasileiros vê as criptomoedas como investimento. Por exemplo, se formos olhar para a valorização da moeda Bitcoin nos últimos 5 anos, ela valorizou aproximadamente 540%. E é simples de você conferir isso, no Google escreva “Bitcoin” e selecione a opção de 5 anos, para confirmar essa informação.

Como funciona uma exchange de criptomoedas

Uma exchange de criptomoedas funciona de forma fácil, igual a tantos outros sites que existem na Internet. Em primeiro lugar, você faz o seu registro com seu e-mail e escolhe uma senha, que sugerimos ser uma senha única e bem forte com números, letras e caracteres especiais. Depois, alguns sites podem exigir que os usuários verifiquem sua identidade fornecendo documentos como passaporte ou carteira de motorista, para cumprir com regulamentações de combate à lavagem de dinheiro.

Em seguida, você está registrado e validado, e pode fazer várias operações:

Os depósitos de fundos

Num local onde pode trocar moedas, deve primeiro adicionar fundos, ou seja, dinheiro. Pode adicionar moedas virtuais ou dinheiro físico que pode ser convertido para moedas virtuais, como Bitcoin ou outra moeda. Existem inúmeros métodos para fazer seu depósito, e alguns podem ter comissões para depósito.

Escolher a forma de negociar a moeda

Negociar a troca de criptomoedas deve ser feita com duas moedas, a moeda que pretende vender e a moeda que pretende comprar. Algumas combinações mais comuns são BTC/USD ou ETH/BTC. A primeira significa que está a trocar Bitcoin por Dólares Americanos, e a segunda significa que está a trocar Ethereum por Bitcoin. No primeiro caso uma das moedas é física, mas no segundo, são as duas virtuais.

Assim que definir a moeda de venda e de troca, irá depois ordenar uma determinada ação.

As ordens que pode dar na troca de criptomoedas

Existem três ordens principais, a ordem de Stop-Loss, de Stop-Limit e as ordens limitadas. Cada uma tem uma determinada função que passamos a explicar.

A ordem de Stop-Loss significa que pretende vender a moeda quando o preço ficar mais baixo do que o que define, enquanto a ordem de Stop-Limit significa que é uma ordem limitada por um preço definido por si.

Existem ainda outras ordens, como as Ordens de Mercado, que é a venda imediata da sua moeda, em vista da compra de outra, ao preço atual do mercado, independentemente de qualquer limite imposto.

Porque devo trocar criptomoedas

A troca de moedas virtuais, ou criptomoedas, pode ser algo que lhe pode dar lucro, se souber fazer a venda por um valor mais alto do que aquele que comprou, obtendo assim retorno financeiro. Assim, pode efetivamente ganhar um valor com a simples troca de moedas, com base na necessidade de compra e venda existentes nas referidas plataformas.

É sempre interessante ver como este mercado de trocas funciona e é também importante estar informado de boas práticas neste setor para que tudo corra bem.

É seguro usar esses serviços

Trabalhar com criptomoedas é seguro há vários anos, existindo sempre uma segurança reforçada para ter uma senha única e complexa para cada site que usa, tal como usa para o seu e-mail ou o seu banco.

A segurança das plataformas que usam criptomoedas é sempre grande, devido ao grande escrutínio e também ao fato de elas estarem envolvidas com o dinheiro dos outros usuários, tendo também maior responsabilidade.

Assim, se tiver uma senha forte e as plataformas mantiverem o nível de segurança a que estamos acostumados, como em nosso banco normal onde temos nosso dinheiro, podemos afirmar que gerir criptomoedas seja extremamente seguro.

Dessa forma, sabemos que todas as dúvidas sobre segurança deste tipo de plataformas são legítimas, mas ficam esclarecidas dessa forma. Como última nota, sempre que a plataforma o permitir, ative o segundo fator de autenticação através de um aplicativo, e não através de SMS, para ser mais seguro ainda.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.