Economia & Negócios

Comércio Varejista encerra 2013 com alta, diz Fecomércio

Lucro


03/02/2014

O comércio varejista da Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP) encerrou 2013 com crescimento de 3,93% no faturamento real acumulado em comparação com o mesmo período de 2012. De acordo com a pesquisa, quase todos os segmentos registraram alta nas vendas, com destaque para tecidos (12,39%), combustíveis (12,11%), eletrodomésticos e eletro-eletroeletrônicos (10,32%) e supermercados (5,42%). O levantamento foi realizado pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (IFEP-PB).

“Este resultado positivo registrado pelo varejo em 2013 pode ser atribuído, em parte, à estabilidade no nível de emprego e aumento da renda real do trabalhador”, afirmou o Presidente da Fecomércio Paraíba, Marconi Medeiros.

Entre os setores que não apresentaram variação positiva estão apenas farmácias, drogarias e perfumarias (-4,47%) e concessionárias de veículos (-1,69%).

Na comparação anual, dezembro de 2013 com o mesmo mês do ano passado, o faturamento real do varejo também teve crescimento (2,98%). Neste período, nove dos doze ramos pesquisados apontaram aumento nas vendas. Os melhores desempenhos foram: vestuário (15,69%), tecidos (12,51%), combustível (6,53%) e materiais de construção (5,60%). A retração só foi registrada em três atividades: farmácias, drogarias e perfumarias
(-4,83%), móveis e decorações (-3,73%) e concessionárias de veículos (-1,55%).

Na análise do comportamento do faturamento em dezembro de 2013 com relação ao mês anterior, o comércio varejista apresentou uma expansão de 20,97%. Todos os segmentos analisados, com exceção dos materiais de construção (-11,06%), apresentaram elevação nas vendas. Os resultados positivos foram maiores nos segmentos de vestuário (93,05%) e de calçados (80,31%). Os eletrodomésticos e eletroeletrônicos e as concessionárias de veículos apresentaram o terceiro maior crescimento com 21,50% cada atividade.

É importante salientar que no resultado acima não foi retirada a sazonalidade, que acontece no último mês do ano em decorrência das festas natalinas. Este período de comemoração provoca um aumento na demanda com maior proporção em dezembro.



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