Educação

Começa nesta quarta XXIII Congresso Paraibano de Gestão de Pessoas

Unipê


08/05/2013



 “Liderança, educação e competitividade” é o tema da palestra de abertura do XXIII Congresso Paraibano de Gestão de Pessoas – Congreparh 2013, que começa nesta quarta-feira (8), às 19h, no Hotel Tambaú, em João Pessoa. O evento prossegue até a próxima sexta-feira e tem o apoio do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê)
A palestra de abertura será ministrada a partir das 19h30 pelo professor Eugênio Mussak, educador há mais de 40 anos, escritor e fundador da Sapiens Sapiens. Formado em Medicina, resolveu dedicar-se ao ensino e atualmente é professor da FIA-USP e da Fundação Dom Cabral, nas áreas de Liderança e Gestão de Pessoas. Foi considerado pelas revistas Veja e Exame como um dos palestrantes mais requisitados do País.

O professor Eugênio Mussak é o diretor científico da Associação Brasileira de Recursos Humanos e integrante do comitê de criação do CONARH – Congresso Brasileiro de Recursos Humanos.

SOBRE OS PALESTRANTES

Prof. Eugênio Mussak é autor de centenas de artigos e livros, entre eles, Metacompetência, Gestão Humanista de Pessoas, Liderança em Foco, Motivação: do querer ao fazer, Caminhos da Mudança e Pensamento Estratégico para Líderes de Hoje e Amanhã. Escreve mensalmente para revista a Você S.A. sobre liderança e para a Revista Vida Simples sobre comportamento. Além disso, tem um programa de entrevistas na Rádio Estadão/ESPN, chamado “Papo de Líder”.

Palestra: Liderança – Educação e Competividade (HOJE!)
Dia: 08/05/2013
Horário: 19h30

Susy Fleury (Academia Emocional – SP)
Fundadora da Academia Emocional, Psicóloga (UNIP), Pós Graduada em Marketing (ESPM), Mestre Psicologia do Esporte (Autônoma de Madri e Comitê Olímpico Espanhol), Especializada em Terapia Cognitiva, Coach com Certificação Internacional, Trabalhou com os melhores Clubes e Seleção Brasileira de Futebol

Palestra: Líderes e Equipes de Resultados
Dia: 09/05/2013
Horário: 08h30

Eugênio Ferrarezi (Instituto Ferrarezi – SP)
Autor do livro o INSUBSTITUÍVEL CÉREBRO- Manual do Proprietário, é graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal de Itajubá, graduado em Coaching Sistêmico pela Metakomunication da Alemanha, pós-graduado em Psicopedagogia clínica e Master Practitioner em PNL.

É diretor de desenvolvimento e “head trainer” do Instituto Ferrarezi, ministrando cursos e programas de desenvolvimento de competências para o exercício da liderança efetiva, no Brasil e exterior.

É responsável pela customização e aplicação de programas corporativos para o desenvolvimento de Lideranças e a utilização do Coaching Sistêmico na gestão de equipes objetivando alto rendimento na definição e conquista de resultados.

Palestra: Diferentes estilos de comportamentos & Diferentes formas de desenvolver pessoas.
Dia: 09/05/2013
Horário: 10h30 (TalkShow)

Márcia Vespa – SP
Diretora de Educação Corporativa da Leme Consultoria. É Psicóloga, com extensão em psicodrama e em assessment pela metodologia DISC, pós graduada em marketing de negócios, MBA em Gestão de Pessoas pela FGV e Coach com formação e certificação internacional pela ICI. Coautora do livro Gestão do Desempenho integrando Avaliação e Competências com o Balanced Scorecard, com Rogerio Leme, publicado pela editora Qualitymark, do livro Reflexões sobre Treinamento Corporativojuntamente com Carol Trovó e coautora do livro Gestão por Competências no Setor Público juntamente com outros autores, organizado por Rogerio Leme e publicado pela editora Qualitymark.

Atua há mais de 25 anos como gestora na área de recursos humanos desenvolvendo projetos voltados à capacitação de profissionais para o ambiente corporativo, alinhados aos objetivos estratégicos da empresa. Foi responsável pela áreas de recursos humanos, T&D e educação corporativa através do e-learning, da Zip.Net, PrimeSys e Academia Global, empresas pertencentes ao Grupo Portugal Telecom e Gráficos Sangar. Como consultora apresenta expressiva atuação em empresas como 3M do Brasil, Cerâmica Elizabeth , Cervejaria Petrópolis, CiaFlu (Coca-Cola), PPG Industrial Tintas e Vernizes, entre muitos outras, comtrabalhos dirigidos a capacitação de líderes, executive coaching e desenvolvimento de equipes de alta performance.

Palestra: Líderes em Transformação – qual o impacto da ausência da confiança nos resultados da empresa
Dia: 09/05/2013
Horário: 10h30 (TalkShow)

Paulo Erlich – PE
Mestre em Gestão Empresarial (FBV), com pesquisa em Mentoria. Possui as seguintes certificações: Coaching Pessoal e Executivo (Integrated Coaching Institute, SP, credenciado pela International Coach Federation); Coaching e Mentoring (Instituto Holos, SC); Coaching por Valores (Gestion MDS Management, Canadá); Competências em Wellness Coaching (Real Balance, EUA); Promoção de Saúde e Qualidade de Vida (American University, EUA); Gestão por Valores e Qualidade de Vida (Gestion MDS Management, Canadá). Primeiro brasileiro certificado como Master Coach Trainer em Coaching por Valores (Gestion MDS Management, Canadá, Prof. Simon Dolan).
Membro convidado do Instituto Internacional de Promoção da Saúde, da American University (EUA). Membro associado da International Coach Federation, da International Mentoring Association e da ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida). Conselheiro da ABRH-PE (Associação Brasileira de Recursos Humanos) – seccional Pernambuco. Membro do comitê organizador do prêmio Melhores Empresas para Trabalhar em Pernambuco (Great Place to Work).

Foi empresário e executivo durante 25 anos, atuando, entre outras, nas áreas de educação, comunicação, marketing e saúde.

Consultor em Mentoria Organizacional e em Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho. Coach pessoal e executivo. Professor da disciplina Qualidade de Vida no Trabalho, no MBA em Gestão do Desenvolvimento Humano e Organizacional da Faculdade Marista do Recife. Na Academia ABRHPE ministra as disciplinas Coaching e Mentoring e Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho.

Âncora do TalkShow
Dia: 09/05/2013
Horário: 10h30 (TalkShow)

Carlos Diz – RJ (Instituto de Liderança Executivo – RJ)
Engenheiro Elétrico e Eletrônico pela University of Dundee – Escócia e Mestre em Administração de Empresas pelo INSEAD – França. Pós-graduado em Neurociência da Liderança pelo NeuroLeadership Institute; Master Coach e Master Trainer da Results Coaching Systems International; Coach Internacional certificado pelo ICC; Membro da ICF; Certificado em Terapia Comportamental Racional Emotiva pelo Albert Ellis Institute de New York – EUA. Membro e Assistant Trainer do NeuroLeadership Institute. Além de seu português e inglês nativos, fala fluentemente italiano, espanhol, francês e holandês, e tem boas noções de alemão.

Desenvolveu uma exitosa carreira de vinte anos como executivo internacional em empresas como Citibank, Pepsico, RJ Reynolds, Philips International e Thomson Consumer Electronics, em vários países em três continentes diferentes, nas áreas de finanças, marketing e como CEO.

Em 1995 tornou-se sócio da Spencer Stuart baseado em São Paulo, e ao longo de nove anos construiu uma sólida reputação como um dos principais consultores em recrutamento de executivos da América Latina.

Em 2004, prevendo que a disponibilidade de líderes competentes se tornaria o principal fator de competitividade das empresas nas primeiras décadas do novo milênio, e vislumbrando o potencial de aplicação de conceitos de neurociência ao campo da liderança, fundou o Instituto de Liderança Executiva, que se dedica à formação de líderes através de originais programas de desenvolvimento e treinamento, e ao coaching executivo como ferramenta de aceleração do processo de mudança, todos baseados em princípios de neurociência.

Atualmente acumula mais de 11500 horas de experiência de coaching com mais de 650 executivos de empresas de grande porte, nacionais e internacionais, no Brasil e no exterior, e mais de 1500 horas conduzindo programas de desenvolvimento de executivos e formação/certificação internacional de coaches profissionais.

Palestra: A Neurociência e Liderança
Dia: 09/05/2013
Horário: 14h30 (TalkShow)

Berivaldo Araújo – PB
Diretor Executivo do Instituto Alpargatas para todo Brasil (Atuação corporativa em 07 estados e 15 unidades de Negócio). Atua no Grupo de Sustentabilidade Corporativa da holding: Camargo Corrêa, Alpargatas, Santista Têxtil e Loma Negra. Graduado em Psicologia, Bacharel em Direito e Administração de Empresas . Especialização em Planejamento e Administração de Recursos Humanos – Universidade Católica de Pernambuco.Saúde Pública – Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP / São Paulo. Psicologia do Trânsito – Universidade de Pernambuco (FESP/UPE/PE).Psicologia Hospitalar – Burle Consultoria (UPE/PE Experiência na área de Gestão de Pessoas, Consultoria em RH e Sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial. Autor do Livro: Educação por Meio do Esporte.

Painel: Instituto Alpargatas: Educação pelo Esporte
Vencedor do Prêmio Ser Humano ABRH-PB 2012
Dia: 09/05/2013
Horário: 16h30

Mafalda Anderson (Ticket – SP)
Graduada em Psicologia, com MBA em Gestão de Empresas pela FGV e especialização em Consultoria Organizacional. Atualmente é Coordenadora de Educação e Desenvolvimento da Ticket – Edenred. Atua na área de Recursos Humanos há 15 anos em empresas como Siemens, Banco Cacique e Hotel Blue Tree. Palestrante no IQPC – Educação Corporativa e no Evento de Estratégias em EAD – e-learning 2012

Palestra: Gestão de Pessoas para a Sustentabilidade dos Negócios
Dia: 09/05/2013
Horário: 17h30

Ruy Shiozawa – SP
CEO do Great Place to Work® Institute Brasil, Palestrante em vários países e colunista em diversas publicações em negócios, gestão, recursos humanos e tecnologia, Engenheiro de Produção e Mestre pela Escola Politécnica da USP, Especializações nos EUA, Japão e Espanha, Executivo nas áreas de Relacionamento com Clientes, Pré-Vendas, Tecnologia da Informação em empresas de diversos segmentos, tais como Claro, Telefônica, GVT, Diageo e Dow Química, Eleito Executivo de TI do Ano em 2002; recebeu 6 outros prêmios nacionais e internacionais, Autor do livro “Qualidade no Atendimento e Tecnologia de Informação” pela Editora Atlas

Palestra: Liderança nas Melhores Empresas
Dia: 10/05/2013
Horário: 08h30

Marina Eboli (FIA/USP – SP)
Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – EAESP (1978), mestrado em Administração pela FEA da Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Administração pela FEA da Universidade de São Paulo (1996). Atuou como professora doutora do Departamento de Administração da FEA, da Universidade de São Paulo de 1987 a 2012. É professora e coordenadora de Projetos na FIA – Fundação Instituto de Administração. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura organizacional, educação corporativa, desenvolvimento de pessoas, formação de liderança, gestão por competências, sistemas de educação corporativa e universidades corporativas.
Coordenou o primeiro livro brasileiro sobre “Universidades Corporativas” e é autora dos livros Educação Corporativa no Brasil: Mitos e Verdades e Educação evolução e implantação de projetos (3º Lugar Prêmio Jabuti 2011).

Coordenou o 1º Simpósio Internacional de Educação Corporativa no Brasil realizado pela FEA e FIA, em São Paulo em 27/11/2009.

Coordenou o 2º Simpósio Internacional de Educação Corporativa no Brasil realizado pela FIA, em São Paulo em 13/11/2012.

Coordenou a 1ª e 2ª Pesquisa Nacional de Educação Corporativa no Brasil realizadas pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Realizou consultoria na área de educação corporativa, educação executiva e gestão por competências para empresas como: Amesp, Avon, BankBoston, Banco Itaú, BNB, BNDES, Boticário, Bradesco, Braskem, Casas Pernambucanas, Cielo, CNI/IEL/SENAI/SESI, Comgás, Elektro, Embraer, Embratel, Febraban, Gerdau, Light, Lojas Renner, Natura, Nestlé, Real – ABN Amro Bank, Redebahia, Saint-Gobain Abrasivos, Samarco, Syngenta, Tecnisa, Telemig Celular, Unimed e Votorantim Investimentos Industriais.

Palestra: Educação Corporativa Como Vantagem Competitiva
Dia: 10/05/2013
Horário: 10h30

Hermine Luiza Schreine – PR
Faz parte do Grupo de Estudos dos Profissionais de RH de Ponta Grossa e região/PR, Gestora da UNICOP – Universidade Corporativa PORMADE e dos Projetos Sociais da Empresa, cases que já receberam vários prêmios no Brasil e América Latina. Coordenadora do processo interno da Pesquisa para Revista Exame/Época/Valor Econômico e SESI. Eleita em 2003 entre as 10 Profissionais Destaque em RH no Brasil. Eleita entre os 50 Gestores de Pessoas mais admirados do Brasil em 2009/2011 e 2012. Ganhou como Destaque da região Sul do Brasil e está entre as 10 RHs mais admiradas do BRASIL em 2012 pela revista Gestão em RH. Publicou livro junto com outros autores: Realidades Econômicas Dos Estados do Paraná e Santa Catarina. Gestora do CEDEHP – Centro de Desenvolvimento Humano Pormade. Mestra em Organização Industrial pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos pela FAE – Curitiba /PR. Graduada em Letras/ Português/Inglês e Serviço Social. Professora de Graduação, Pós-Graduação e Coordenadora do Curso de Gestão Executiva da UNIUV. Atua na empresa Pormade desde 1993, onde ocupa o cargo de Diretora de Recursos Humanos e Responsabilidade Sócio Ambiental.

Palestra: Case Pormade Portas: “Como Construir e Manter um Ambiente de Alta Performance com foco na Educação e no Desenvolvimento Humano”
Dia: 10/05/2013
Horário: 14h00

Juliana Martino Ramos (Gerente em Gestão de Pessoas do BB)
Gerente em Gestão de Pessoas do Banco do Brasil. Formação em Psicologia, MBA Executivo em Gestão de Negócios do Desenvolvimento Regional Sustentável. Atuação como Colaboradora em Recrutamento & Seleção em processos seletivos internos e Programa Ascensão Profissional na Rede de Agências. Atuação como Educadora Corporativa do curso Oficina GDP para Gestores.

Painel: Banco do Brasil: Programa de Ascensão Profissional
Vencedor(a) do Prêmio Ser Humano 2012
Dia: 10/05/2013
Horário: 16h00

Jefferson Leonardo – RS
• Iniciou sua carreira aos 09 anos de idade, como empreendedor nas feiras de São Paulo (vendedor de limão), e no mundo corporativo de Office Boy à Executivo, trabalhando nas empresas: TRW do Brasil, São Paulo Alpargatas, Tintas Renner e DuPont.
• Graduado em Administração de Empresas, Pós-Graduado em Recursos Humanos pela USM-SP, Mestrado em Engenharia de Produção pela UFSM-RS.
• Educador Universitário de Graduação, Pós-Graduação e MBA em SP e RS.
• Diretor-Sócio da INOVATIVA Consultoria, com atuação em Projetos organizacionais, Programas de Qualidade Total (PGQP) e Programas de Desenvolvimento de Gestores, em mais de três centenas de empresas.
• Autor de vídeo motivacional pela rede dtcom.
• Voluntário na Fundação Projeto Pescar.
• Ex-vice Presidente de Expansão e Conselheiro da ABRH-RS.
• Atuação em mais de cem das Melhores e Maiores Empresas, editadas na revista Exame.
• Diretor Regional de Integração da Área Sul da ABRH Nacional – triênio 2010 / 2012.
• Avaliador da FIDAG, PGQP (2000), SESI Nacional e ABRH.
• Pesquisador de técnicas de ensino / aprendizagem. Reconhecido pela aplicação de inovadores elementos lúdicos, entretenimento dirigido e harmonização musical, como recurso de aceleração e retenção dos conteúdos apresentados.
• Palestrante, Facilitador, Consultor e Articulista. Apontado pelo mercado nacional, como um dos mais requisitados palestrantes da atualidade; assistido por mais de 1 milhão de pessoas em todo Brasil, acrescido dos espectadores de seus vídeos e leitores de seus livros.
• Escritor dos livros: “Fazer Acontecer e Fazer por Merecer” e “A Equação da ATITUDE” – Editora Qualitymark.

Palestra: Você Erra Todas as Tacadas que não Dá: Uma lição de Liderança
Dia: 10/05/2013
Horário: 17h00

 



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