Futebol

Começa hoje a Copa para a seleção brasileira: é dia da apresentação

Copa do Mundo


26/05/2014



{arquivo}RIO – A Copa do Mundo em casa começa hoje, de fato, para a seleção brasileira. Os jogadores são esperados a partir das 10h para se reunirem num hotel perto do Aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro, e então seguirem de ônibus para a Granja Comary, em Teresópolis. Nove jogadores já se apresentaram no hotel. Os primeiros a chegar foram os atletas que atuam no futebol carioca: o goleiro Jéfferson, do Botafogo, e o atacante Fred, do Fluminense.
Logo depois, chegaram os zagueiros Dante, do Bayern de Munique, e David Luiz, que acaba de trocar o Chelsea pelo PSG. O goleiro Júlio César, do Toronto FC, o lateral-direito Daniel Alves, do Barcelona, o meia Oscar, do Chelsea, o zagueiro Thiago Silva, do PSG, e o atacante Hulk, do Zenit, também já estão no Rio de Janeiro.

Nesta segunda-feira não haverá atividade externa e na terça a seleção fará exames médicos du rante o dia. O primeiro treinamento está previsto para a manhã de quarta-feira, quando haverá outro também à tarde.

Na chegada, Fred disse que o seu objetivo não é ser artilheiro, mas conquistar o hexa para o Brasil.
– Quero ser campeão. Não estou preocupado com a artilharia. Meu objetivo é o titulo.
Júlio César contou que dormiu bem essa noite. E disse, ao chegar:

 

– Ir para o Toronto foi o melhor que eu fiz. Recuperei a minha melhor forma física e técnica e me sinto preparado para jogar a Copa.

Do lado de fora do hotel, um grupo de manifestantes fez um protesto cobrando aumento salarial dos professores da rede estadual do Rio. Eles cantam: "Da Copa abro mão, quero dinheiro para saúde e educação". Também está previsto para esta segunda-feira um protesto em frente a Granja Comary.

Luiz Felipe Scolari e a comissão técnica chegaram à Granja no domingo. E encontraram o centro de treinamento sob densa neblina e com temperatura baixa, de 13 graus. A previsão é de que essa condição climática se mantenha ao longo de toda a semana (veja fotogaleria do ‘russo’ no domingo). O tradicional fog da Serra de Teresópolis nessa época do ano pode prejudicar alguns treinos, já que reduz bastante a visibilidade. Foi assim da última vez que a seleção treinou na Granja, em 2009, ainda sob comando do técnico Dunga. O horário de alguns treinamentos precisou ser alterado devido à neblina.

O lateral Marcelo foi o único jogador da seleção autorizado a se apresentar mais tarde. Ele deverá chegar somente na quarta-feira. A comissão técnico decidiu liberá-lo para seguir na comemoração do título do Real Madrid, que no sábado conquistou pela décima vez a Liga dos Campeões da Europa, ao golear o Atlético de Madrid na prorrogação por 4 a 1.

A seleção brasileira fará dois amistosos antes de estrear na Copa. No dia 3, no Serra Dourada, em Goiânia, vai enfrentar o Panamá. E no dia 6, no Morumbi, em São Paulo, a Sérvia. Os dois países estão fora do Mundial. A estreia na Copa será no dia 12, no Itaquerão, também em São Paulo, contra a Croácia. No dia 17 o Brasil fará seu segundo jogo na competição, contra o México, na Arena Castelão, em Fortaleza. E no dia 23 terminará a participação na primeira fase, contra Camarões, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //