Futebol

Com poucos treinos, seleção aposta em entrosamento de um ano contra surpresas

Um ano


27/05/2014



 A conquista da seleção brasileira na Copa das Confederações completa 11 meses nesta semana. Desde a partida contra a Espanha, em 30 de junho de 2013, foram oito amistosos, o último em março, contra a África do Sul. Foram poucas as observações nesse período e todos os titulares daquela vitória por 3 a 0 estão convocados e mantém status de titulares antes da estreia na Copa do Mundo.

“O trabalho principal foi feito desde o começo. Logo antes da Copa das Confederações, a estratégia foi montar um time e uma maneira de jogar. Deu um resultado positivo, ganhamos de maneira inequívoca. Nosso trabalho não foi só um momento, mas é uma continuidade”, disse Carlos Alberto Parreira, coordenador técnico da seleção brasileira.

Ao todo, 16 jogadores que estiveram há um no torneio teste para a Copa estarão também no Mundial. Com uma base titular e de reservas, Felipão e Parreira confiam que o que se construiu naquele torneio é suficiente para ser aflorado novamente a poucos dias da Copa. Serão poucos dias de treinos e dois amistosos, este sim fundamentais na visão da dupla.

“O Felipão vai ver o que foi feito na Copa das Confederações e relembrar nesses amistosos. Repetir o que fizemos e manter o mesmo estilo de jogo. Não tem mistério”, disse Parreira na segunda-feira.

Dos 23 campeões em 2013 apenas Diego Cavalieri, Jean, Filipe Luís, Réver, Fernando, Lucas e Jadson não vieram para a Granja Comary. Todos foram reservas no torneio há um ano e tiveram pouca ou nenhuma participação no título. Alguns dos convocados para essas vagas estão em melhores condições e até brigam com os 11 campeões de 2013.

Fernandinho, Willian e Ramires, que entraram nos lugares de Fernando, Lucas e Jadson, estão em condições de brigar com Luiz Gustavo e Paulinho por uma vaga no meio campo do time. Victor, Maxwell, Maicon e Henrique são reservas e não devem ser testados no início dos treinos nesta quarta-feira.

A seleção treina na Granja Comary até o dia 1º de junho. No dia 2 faz treino em Goiânia na véspera de amistoso contra o Panamá no Serra Dourada. No dia 4, já em Teresópolis, treina mais uma vez antes de embarcar para São Paulo, onde no dia 6 enfrenta a Sérvia no Morumbi. A seleção retorna à cidade da região serrana do Rio no mesmo dia e fica por lá até o dia 10, quando viaja para São Paulo dois dias antes da estreia contra a Croácia na Arena Corinthians.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //