Educação

Com novo recorde, Enem 2014 tem mais de 9,5 milhões de inscritos


24/05/2014

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014 teve 9.519.827 inscritos – um recorde para o exame. As regiões Sudeste e Nordeste apresentaram maior número de candidatos cadastrados. O prazo para inscrição terminou às 23h59 de ontem (23). O número superou a previsão do governo, que esperava receber 8,2 milhões de cadastros no sistema.

Para confirmar as inscrições, o pagamento do boleto deve ser feito até 28 de maio. Após essa data, o MEC (Ministério da Educação) divulgará o número de estudantes que irão realizar as provas.

O balanço final do exame foi divulgado pelo ministro da Educação, Henrique Paim, e o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Chico Soares, em entrevista coletiva neste sábado (24).

"O imaginário dos jovens brasileiros vem se alterando e as pessoas cada vez mais acreditam que podem mudar suas vidas a partir da educação, por isso temos esse crescimento constante no Enem", afirmou o ministro.

Questionado sobre problemas de sobrecarga do sistema, o presidente do Inep disse que ontem, em uma hora, foram feitas 4 mil inscrições por minuto: "É muita gente e atendemos todo mundo".

Na manhã de ontem, o exame chegou a 7.885.852 inscrições e bateu o recorde do ano passado, quando 7.834.024 candidatos se inscreveram no sistema. Em 2013, após a confirmação do pagamento da taxa, o número de inscrições confirmadas caiu para 7.173.574.

A presidente Dilma Rousseff usou o Twitter para comemorar o recorde de inscritos no exame: "O #Enem alcançou 9 milhões de inscritos, um recorde!", postou o perfil da presidente.

O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 35, deve ser realizado até dia 28 de maio. O participante concluinte do ensino médio no ano de 2014, matriculado em qualquer modalidade de ensino em escola da rede pública, será automaticamente isento do pagamento da taxa. Também era possível solicitar isenção do pagamento mediante declaração de carência no momento da inscrição.

Provas
As provas do Enem serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro, após as eleições, conforme o UOL já havia adiantado. Neste ano, há previsão de uso de detectores de metais nos locais de prova. O Enem 2014 será aplicado em 1.699 municípios do país.

No dia 8 de novembro (sábado), serão aplicadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No dia 9 (domingo), serão os exames de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação. Nos dois dias, as provas começam às 13h (horário de Brasília), com abertura dos portões às 12h.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.