Economia

Com mais de 2,5 mil elétricos, Paraíba avança na mobilidade sustentável


03/07/2025

(Foto: Reprodução)

Anna Barros e Paulo Nascimento

O mercado de carros elétricos e híbridos está se expandindo potencialmente na Paraíba nos últimos anos. De acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), entre março de 2022 e março de 2024, a frota de eletrificados no estado cresceu 163%.

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Os dados também revelam que, ao todo, são mais 2.500 carros (elétricos e híbridos), o que representa cerca de 0,16% da frota total do estado, sendo a maioria concentrada em João Pessoa. A divisão é geral é feita da seguinte forma:

  • João Pessoa: 1.572
  • Campina Grande: 493
  • Cabedelo: 193
  • Patos: 71
  • Outros municípios possuem menos de 30 EVs

Mesmo com os números expressando o crescimento, o estado está mesmo pronto para essa transição?

Infraestrutura

De acordo com o site Carregados, a Paraíba possui 96 pontos de carregamento para carros elétricos, conforme detalhado abaixo:

  • João Pessoa: 47
  • Campina Grande: 24
  • Patos: 6
  • Guarabira: 5
  • Sousa: 5

Do total, 67 são para uso público, 23 para uso restrito, 22 são de carregamento rápido e 8 estão em manutenção.

Economia no bolso

Para concluir se há ou não um benefício econômico após a compra, alguns fatores devem ser levados em consideração como os custos operacionais, manutenção, entre outros. O Portal WSCOM realizou um levantamento que aponta uma vantagem significativa:

  • Custos operacionais: recarga doméstica custa cerca de R$ 10,50 por 100 km, conforme média nacional (15 kWh/100 km a R$ 0,70/kWh). No Nordeste: usuários relatam recarga a R$ 0,11–0,16 por km .
  • Manutenção: 20–30% mais barata, sem óleo ou filtros, com revisão entre R$ 350 e R$ 1.060 por visita
  • IPVA: em PB, existe isenção total, reduzindo o custo anual dos proprietários


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