Economia
Com concorrência chinesa a caminho, Uber e Ifood anunciam parceria estratégica
Com foco na experiência do usuário e maior controle de mercado, Ifood e Uber se unem diante da ameaça da concorrência chinesa no setor de delivery.
15/05/2025

(Foto: Reprodução) Diego Barreto, CEO do Ifood, e Dara Khosrowshahi, CEO da Uber
Anna Barros
O Ifood e a Uber anunciaram, nesta quarta-feira (15) uma parceria estratégica para os usuários brasileiros. A partir do segundo semestre de 2025, será inserida uma aba de entregas no aplicativo da Uber e uma de mobilidade no Ifood.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Segundo o comunicado das empresas, essa colaboração tem como objetivo melhorar a experiência do usuário. Além disso, as empresas também terão acesso à base de clientes uma da outra, possuindo assim um maior domínio do mercado nacional.
Concorrente chinês
Embora a colaboração já tenha sido pensada há alguns meses, o anúncio foi feito em um momento de atenção para o mercado de delivery nacional. Isso porque a empresa chinesa Meituan anunciou, no início desta semana, o investimento de R$ 5 bilhões no Brasil. Ela irá operar através da sua subsidiária Keeta.

O início da operação da Keeta no Brasil ainda não tem uma data definida, mas deve acontecer ainda em 2025. No entanto, o site da empresa já possui uma versão em português e um questionário para que entregadores interessados possam realizar um pré-cadastro.
Competitividade interna
Tanto o Ifood quanto o Uber seguem sendo os maiores em seus respectivos ramos no mercado nacional. Porém, a concorrência interna está se movimentando para virar o cenário.
A principal estratégia está sendo dos concorrentes diretos do Ifood: 99 Food e Rappi. As empresas começaram a anunciar ofertas de taxas a partir de 0% por até dois anos para os restaurantes parceiros. Essa é a principal reclamação dos empreendimentos que utilizam o Ifood, que possui taxas que variam entre 15,2% e 26,2%.
Com a diminuição das taxas, os donos de restaurantes são atraídos e consequentemente os usuários vão em seguida. Isso porque com as tarifas menores, é possível ofertar um preço mais competitivo dentro dos apps.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.