Futebol

Com Castelão lotado, Ceará tenta surpreender Sport por título inédito

Nordestão


09/04/2014

{arquivo}Uma decisão de arrepiar. Para o Ceará, a oportunidade de conquistar o título inédito. Para o Sport, o sonho de ser tricampeão. Cearenses e pernambucanos se reencontram nesta quarta-feira (9), às 22 horas, na Arena Castelão, no jogo de volta da final da Copa do Nordeste. O Vovô fica com o título se vencer por três gols de diferença nesta noite, depois da derrota por 2 a 0 na Ilha do Retiro. Um placar de 2 a 0 favorável ao Ceará leva a decisão para os pênaltis. 

O Ceará chega para a decisão da Copa do Nordeste com a lembrança do Torneio Norte-Nordeste de 1964 na mente. Naquela época, o Vovô decidia vaga na fase seguinte contra o Náutico, pernambucano como o Sport, e voltou de Recife com uma derrota por 3 a 0. Resultado que dava poucas chances ao time cearense. Mas como decidia em casa a melhor de três jogos, o Alvinegro de Porangabuçu fez valer a força da torcida e ganhou as duas partidas em Fortaleza. Sendo que o segundo jogo terminou com goleada de 4 a 0.

Hoje, 50 anos depois, elenco e comissão técnica não pensam em placares muito elásticos. Mas pensam, assim como em 1964, tirar a diferença em seus domínios com o apoio da torcida, que promete lotar a Arena Castelão. Até o fim do expediente desta terça-feira (8), já haviam sido vendidos mais de 40 mil ingressos antecipados.

– A torcida é muito importante para a gente. Com o apoio dela, podemos chegar a esse título inédito do Nordeste – diz o atacante Bill, peça-chave no esquema tático do técnico Sérgio Soares.

O treinador, por sinal, sabe que é muito mais do que a torcida nas arquibancadas. Apesar da importância de todos gritando o nome da equipe, ele ressalta que é preciso ter respeito com o Sport e saber como e quando atacar.

– Nosso adversário não chegou aqui à toa. Sofremos muita pressão na Ilha do Retiro e agora é a nossa vez de brigar pelos gols que nos darão o título. Mas tudo com muita técnica e atenção.

Atenção redobrada
A vantagem de poder perder por até um gol de diferença não serviu para tranquilizar o técnico Eduardo Baptista. Preocupado com a pressão no Castelão, o treinador pediu atenção redobrada e exigiu que o time esquecesse o resultado da primeira partida.

– Não podemos pensar em vantagem. O Ceará é uma equipe muito qualificada e teremos que ter cuidado. Não iremos temer e nem ficar recuado durante todo o jogo. Vamos jogar, mas usando o toque de bola e tentando fazer com que o time deles abra espaços.

Escalacões

 

Ceará: o treinador alvinegro não fará praticamente nenhuma mudança em relação à equipe que vem jogando e, por isso, o Vovô deve chegar com força ofensiva máxima. Os titulares devem ser: Luís Carlos; Samuel Xavier, Sandro, Anderson e Hélder Santos (Vicente); Michel, Ricardinho e Souza; Assisinho, Bill e Magno Alves.

Sport: Podendo perder por até um gol de diferença, o técnico Eduardo Baptista optou por escalar o Sport com três volantes. A ideia do treinador é que o time consiga manter a posse de bola. Fundamento que vem tirando o sono de toda comissão técnica. Com isso, o Rubro-negro vai para o jogo com Magrão; Patric, Ferron, Durval e Renê; Rodrigo Mancha, Ewerton Páscoa, Wendel e Ailton; Felipe Azevedo e Neto Baiano.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //