Marcia Brandeburski

Médica Endocrinologista

Saúde

Você conhece a pré-diabetes? É necessário tratamento?


22/01/2022

Uma das doenças mais preocupantes na atualidade é o Diabetes Mellitus devido às consequências advindas da elevação crônica da glicose, principalmente o comprometimento nos pequenos e grandes vasos da circulação.

Estudos já evidenciaram que é possível ocorrer um retardo de 3 a 6 anos entre o início da doença e o diagnóstico do DM2

Um assunto que chama a atenção no meio científico é a situação clínica chamada “Pré-Diabetes”, pois 25% dos pacientes nesta condição progridem para DM2.

O conceito de Pré-diabetes surgiu na década de 1990 para salientar a condição que poderá anteceder o eventual desenvolvimento de Diabetes.

Esta condição é definida por níveis de glicose entre 100 e 125 mg dl, ou hemoglobina A1c entre 5,7%-6,4% ( marcador da glicose alta no sangue). Este conceito deve ser reservado para adultos de meia-idade mais saudáveis do que para idosos frágeis.

Um estudo mostrou que pessoas com um nível de hemoglobina A1c entre 6,0% a 6,5% tem um risco 20 vezes maior de desenvolver Diabetes em comparação com aqueles com um nível de hemoglobina A1c de 5,0%.

O ponto central é que pessoas com a glicose entre 100 e 125 mg/dl já podem carregar alterações metabólicas importantes, como defeito na ação da insulina e a presença da neuropatia periférica, (alterações nos nervos das pernas), que ocasiona dormência e formigamentos.
Os principais fatores que determinam a progressão são: a história familiar de DM2, a presença de sobrepeso e obesidade, a presença prévia de doença cardiovascular, a história de DM gestacional (DMG), o uso crônico de drogas antipsicóticas, valores elevados de HbA1c acima de 6% e a glicemia de jejum igual ou superior a 110 mg/dL.

Adotar medidas precoces para impedir a evolução do quadro, como a mudanças alimentares, a prática regular de exercícios físicos e o controle do peso podem trazer benefícios para os portadores de Pré Diabetes.

Quanto à terapia farmacológica, o uso de alguns medicamentos já mostrou benefícios na abordagem do pré-diabéticos, diminuindo a incidência da doença.
Desta maneira, é muito importante o acompanhamento médico e controle precoce do açúcar. A ideia é evitar a evolução do quadro para Diabetes.


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //