Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Vital foge da raia e Luiz Couto some de vez


15/10/2012

Foto: autor desconhecido.

{arquivo}Ninguém de bom senso ignora a importância, história e influência do ex-governador José Maranhão, mesmo derrotado na disputa pela Prefeitura de João Pessoa. Tem força ponto e ai – como se diz no bairro da Torre.
Mas, cá pra nós, valores tantos levados em conta, seria mesmo o atual destino promovido pelo líder Maranhão o desejo da maioria dos lideres co-adjuvantes, de neutralidade em João Pessoa que, na prática, significou apoio indireto a Cicero Lucena?

Qualquer pemedebista com voto dirá que não.

Tem mais: por que o mistério de não revelar aos companheiros de partido as conversas com Estelizabel Bezerra e o governador Ricardo Coutinho à quem ele tratava como espúrias do processo político até tão pouco tempo?

Neste processo, diversos personagens federais e estaduais reagiram, outros silenciaram, mas nenhum dos personagens deixou de assumir a oportunidade – que dizem ter nos bastidores, nos jantares e almoços -, de comandar o processo de transição no PMDB, como o senador Vital do Rego Filho poderia assumir, mais do que seu irmão, Veneziano Vital, parte envolvida em 2014 como pré-candidato a governador.

Não seria desbancar Maranhão, não, mas construir a transição como se dá em qualquer ambiente politico do mundo.

Ora, se Vital Filho é hoje o mais importante pemedebista na Conjuntura Nacional, presidente de CPI, da Comissão de Orçamento, etc,  com resultados concretos no interior do Estado, por que sumiu e não quis assumir a tarefa difícil de dizer ao ex-governador que é preciso refazer o caminho do PMDB?

Ficar com Ricardo Coutinho? Este diálogo fere de morte o interesse de Veneziano, da mesma forma que a ascensão de Cicero é o crescimento na Capital de um projeto liderado por Cássio Cunha Lima – tudo a atingir contrariamente o PMDB vitaliano.

Só que tudo acontece em meio a lideres medrosos, sem coragem de dialogar com o nível indispensável da conjuntura, porque emerge um clima de confronto entre o conservadorismo e a vontade criar um novo caminho, leve, plural, aberto, entretanto, desprovido de gente com moral para assumir esta tarefa.

Vital até podia, até pode, mas prefere se esconder. Aliás, se quiser ascender, a hora é agora porque não há espaço vazio.

LUIZ COUTO SOME E NINGUÉM SENTE

{arquivo}Não queria estar vivendo a realidade politica do deputado federal Luiz Couto, do PT, nome referenciado nacionalmente na luta dos Direitos Humanos, mas chegando ao ápice de sua carreira politica sem sequer ter em quem votar no segundo turno da eleição em João Pessoa.

Volto a repetir: ninguém discute a sua conduta de integridade, mas politicamente nos ultimos tempos ele se perdeu por completo no caminho preferindo a solidão diante dos que aliados construiram sua vida partidária trocando-os por apoios circunstanciais do Cariri.  Um pouco mais: pelo "amor" de quem o tratava nas disputas internas do PT como sem vergonha.

Algo de muito forte, que nem Deus conseguiu domar, tomou conta do sentimento do Padre Luiz Couto, homem bom, de fé, mas ultimamente deixando-se invadido pelo ódio sem fim ao lado de um "xodó" que ele só servirá enquanto ele estiver a serviço dos desejos do rei.

Na eleição de primeiro turno, Couto foi flagrado em fotos com o governador Ricardo Coutinho e sua candidata Estelizabel pedindo votos para ela, ao invés de seu companheiro de partido, Luciano Cartaxo, como provam as fotos já em poder do PT Nacional.

Pior: promovendo a derrota eleitoral de seu mais fiel escudeiro, Antonio Barbosa – candidato a vereador em Mandacaru, trocando a lealdade de sempre pela circunstancia de um poder já sem brilho traindo amigos de velhas batalhas. Se Luiz tivesse apoiado Barbosa ele hoje seria vereador, mas Couto preferiu trai-lo.

Lá no bairro do Castelo Branco, onde morei por tanto tempo, meu amigo e irmão José Crispim Duarte logo diria: isso é trairagem. Se for assim não tem perdão, só se pedi-lo porque o perdão foi feito para pedir.

E se tudo o que digo é invencionice, retiro tudo exposto se ele disser como partidario do PT, vota em Luciano Cartaxo.

Será que ele assume essa coerência?

UMAS & OUTRAS

Cicero Lucena anda muito animado nas ultimas horas.

…Chama a atenção do deputado federal Ruy Carneiro em favor do tucano sem dar um pio sequer, para fora né, isto é, na midia.

…Maranhão mudou de opinião das 21h30 do domingo em diante. Que terá sido?

…Domiciano Cabral vai votar em Luciano Cartaxo. Era tratado como Domi, por Cicero.

ÚLTIMA

" É noite que vai chegar
É claro, é de manhã
É moça e anciã.."

 

 

 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //