Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Vital, as novas opções e a Cultura de Caranguejo


18/11/2014

Foto: autor desconhecido.

{arquivo}A semana no Brasil começou com temperatura alta, em face dos desdobramentos do Caso "Lava Jato", mesmo que nada tenha interferido na rotina normal dos vários Poderes, inclusive o Legislativo, por onde trafega muito das conspirações envolvendo todos os partidos. Nesta terça-feira, entretanto, um fato registrado no Senado Federal diz respeito à Paraiba porque o Tribunal de Contas da União acaba de formalizar uma vacância de na Corte. Nos bastidores, o nome reptidamente citado tem sido o do senador Vital do Rego Filho.

Em que pese este fato ser motivo de reflexões e encaminhamentos, eis que por força da conjuntura nacional de efeitos imprevisiveis em face dos desvios na Petrobras, o PMDB Nacional resolveu ter o senador paraibano como opção além do TCU.

Sem que se fale abertamente, posto ser articulações de bastidores, a cúpula pemedebista dispõe de Vital Filho para ocupar um dos Ministérios da futura equipe de Dilma Rousseff, da mesma forma que, se Renan Calheiros sair da opção de reeleição na presidência do Senado, o nome do paraibano passa a constar como alternativa real.

Como se vê, as projeções em torno de Vital colocam-no em patamar de Homem Público de referência, capaz e ilibado pois sem esses predicativos jamais estaria nessa menção para poucos na República Federativa do Brasil.

PERFORMANCE ASCENDENTE

Em menos de quatro anos, o senador Vital Filho já exerceu o comando das maiores e mais importantes Comissões do Congresso Nacional, a começar pela CCJ – Comissao de Constituição e Justiça e a Comissão de Orçamento.

Não é fácil, ao contrário é tarefa para poucos como Noviço alcançar tão prestigidas funções do Senado Federal.

Isto se traduz em mérito próprio ungido pela capacidade e conduta ilibada, valores sem os quais ninguém ascende nem na Política nem em lugar algum.

CULTURA DE CARANGUEJO

Em que pese a conjuntura ascendente em torno do senador, é da Paraiba – seu estado natal, onde brota a máxima bíblica de "que ninguém é Profeta em sua terra".

Mesmo diante de opções relevantes na República, Vital ainda assim tem que conviver tolerante com a injúria e as insinuações maldosas sobre formas transparentes dele proceder, como se deu na ultima campanha para o Governo onde todos os seus atos foram registrados na Justiça Eleitoral.

Um deles, com tamanha transparência, registrou doação de um empresário amigo – algo considerado atitude legal e pública, entretanto, a merecer insinuações inaceitáveis quando se trata de falar e agir sério na atividade pública política.

Daí vingar o conceito cultural de que, na Paraiba, perdura uma mania feia e baixa de torcer contra quem ascende na vida por mérito próprio.

UM FATO REAL FANTASIADO

Contam que um dia um turista entrou no Hotel Tambaú, em João Pessoa, com uma lata cheia de caranguejos. O gerente ao perceber o fato correu até o cidadão e disse que era proibido entrar com "aquele estranho material".

O turista olhou para o gerente e disse:

– Fique tranquilo que os caranguejos não metem medo. Eles não deixam o outro subir, sempre puxam para baixo, portanto, querem ficar sempre por baixo – afirmou.

Sem tirar nem por isto é o que acontece muito com muitos paraibanos.

ÚLTIMA

"O olho que existe/é o que vê…"

 

 

 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.