Política
Veneziano em Brasília faz seus últimos Contatos para definir posição do MDB em João Pessoa
14/10/2024
URUQUIN – CHINA – Poucos personagens convivem com tamanha pressão e dilema às vésperas de anúncio da posição do MDB, como o senador Veneziano Vital, primeiro vice-presidente do Senado Federal em face da conjuntura de agora afetando duramente 2026.
O quadro mesmo complicado é fácil de entender porque demanda na decisão de João Pessoa seu futuro político, mesmo no primeiro turno defendendo aliança com Ruy Carneiro. Isto implica em posicionamento de Oposição na Capital, sobretudo pela posição de vereador reeleito Fernando Milanez Neto, mas agora o exame é mais amplo.
Aliás, foi o MDB pessoense quem sustou o anúncio de posição na segunda-feira sabendo-se que o vereador reeleito Fernando Milanez Neto atuante tem ódio aos Lucena e até é evangélico, logo presume-se que ele tem posição pro Marcelo Queiroga. O fígado geralmente em casos decisivos age assim.
Adicione-se a isso, o fato de que Veneziano é aliado de Bruno Cunha Lima, Cássio, Pedro, Efraim Filho, portanto, em tese seria consequente ele apoiar Marcelo Queiroga.
DRAMA REAL
Só que, independentemente da conjuntura campinense e pessoense, Veneziano ampliou sua força e influência no interior do estado pela proximidade com o presidente Lula do PT ao longo dos tempos, logo presume-se que ele deva estar até quinta-feira com o líder petista e ministro para avaliar cenários de futuro.
Como se sabe, Lula e o Governo decidiram apoiar abertamente Cícero em detrimento de Marcelo por ele ser apoiado por Bolsonaro, logo a avaliação de agora afetará 2026 quando ele será candidato à reeleição. Este contexto pesa muito mesmo com suas relações atuais paraibanas.
Pelo sim, pelo não esta semana será decisiva é fundamental para Veneziano anunciar posição do MDB na Capital em cima da razão, sobretudo a sua razão, pois não há tempo a perder sem mensurar ganhos e perdas na direção de futuro que lhe garanta manutenção no Poder político.
Eis o resumo da ópera.
DUAS POSIÇÕES
A oposição defende sua manutenção no agrupamento na direção de 2024 dependendo ainda do resultado de CG e noutra escala há quem defenda recomposição com o Establishment. Simples assim. Agora é aguardar.
ÚLTIMA
“O olho que existe/ é o que vê”
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.