Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Vaccari, Delator e Temer mudam rumo da conjuntura


10/04/2015

Foto: autor desconhecido.

Ao final desta quinta-feira histórica, três fatos preponderantes deram novo rumo ao famigerado Escândalo da Petrobrás com desdobramentos efetivos no Caso Lava Jato, na CPI da Petrobras e na conjuntura politico – partidária iniciando novo ciclo no Pais sentindo-se os efeitos já na proxima semana.

O primeiro dos momentos mais esperados foi o depoimento do tesoureiro do PT, João Vaccari, dado na CPI da Petrobras, de onde a Oposição achava ter chegado a hora de desmoronar o PT e o Governo Dilma.

Durante horas, Vaccari foi seguro e saiu da CPI sem comprometer em nada o partido e seus lideres na relação com doadores de campanha apontando legitimidade em todas as contribuições recebidas negando qualquer ilicitude e relacionamento próximo com os delatores, em especial Yousseff e Paulo Roberto Costa.

Por mais que tivesse irritado parlamentares da Oposição, nada tirou do tesoureiro Costado PT a condição de ter entrado e saido da CPI de cabeça erguida.

FATO NOVO DESTRUIDOR

Mais tarde desta quinta-feira eis que o inesperado derrubou todo o alicerce das medidas tomadas pelo Juiz Sergio Moro de manter presos alguns empresarios, donos de construtoras, bem como a Operação Lava Jato em si, quando o delator e ex-diretor da Petrobrás, Paulo Roberto Costa, desdisse em juizo todas as acusações feitas em delação premiada no ano passado para cá.

Com todas as letras, ele deixou evidente em depoimento que inexistiu superfaturamento das construtoras nem esquema de propinas, como ele proprio e o Yousseff diziam existir na Petrobras.

Ora, diante deste novo e importante fato na atua fase do processo, e agora como ficam o Juiz Sérgio Moro e o Ministério Publico Federal, que agiram com base em informações de um Delator criminoso mas que refaz sua posição e agora revela nada existir?

Quer dizer então que as autoridades judiciais e fiscalizadoras legitimaram denuncias falsas de um delator criminoso, agora sem mais ter o que acusar diante da destruição das acusações desfeitas pelo próprio acusador

O fato é que de hoje em diante o Caso Lava Jato toma novo rumo podendo anular muitos casos.

TEMER SE CONSOLIDA COMO APAZIGUADOR

Também nesta quinta-feira, outro fato politico muito relevante foi protagonizado pelo Vice-presidente da República, Michel Temer, ao sentar com o ex-presidente Lula definindo em entendimento histórico uma agenda politica negociada na direção do futuro, cuja tarefa desaguará em outro importante encontro na proxima semana com o ex-presidente FHC, cuja pauta será a mesma de Lula: a trégua politica.

Trata-se de condição historica e singular porque, mesmo atores importantes do PMDB querendo manter distância do Executivo, a exemplo do presidente da Câmara Federal Eduardo Cunha, o novo papel de Temer desarma a tese de confronto e de não-participação do Governo. 

Na prática, os novos ventos trazem alivio e perspectiva positiva para o Governo Dilma e o PT.Depois de hoje, tudo vai ser diferente.

ULTIMA

"A justiça tarda/ mas não falha…"

 

 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.