Rui Leitão

Jornalista e escritor.

Entretenimento

Uma Páscoa diferente


11/04/2020

A Páscoa deste ano tem uma conotação diferente em razão do isolamento social a que o mundo inteiro está se submetendo como proteção à contaminação da pandemia do coronavírus. Famílias confinadas em seus ambientes domiciliares poderão melhor refletir sobre a ressurreição. Essa tradicional data da cristandade relembra a morte e a subida de Jesus aos céus. Que seja um domingo de união, mesmo amigos e parentes distantes.

As celebrações religiosas estão sendo feitas virtualmente. Se a Páscoa representa vida, é isso que, reclusos em casa, estamos preservando. Esse é, portanto, um bom momento para valorizarmos o fato do quanto é importante podermos respirar o ar enchendo nossos pulmões de energia e vitalidade. O vírus vem ameaçando nos tirar essa graça dada por Deus, e que, muitas vezes, esquecemos de agradecer. Não precisa ser necessariamente num templo religioso. Façamos isso em nossas casas.

Claro, não será uma Páscoa igual às que vivemos antes. Desta vez as reuniões familiares ficarão restritas às pessoas que habitam sob um mesmo teto. Sentiremos saudade dos avós, dos netos, dos irmãos, dos cunhados, dos amigos mais íntimos. Porém, temos a nosso favor a internet. Poderemos juntos orar e celebrar a ressurreição do nosso Salvador. Ele está lá em cima vendo nossas manifestações de respeito e veneração. Talvez nossas preces agora sejam mais verdadeiras, mais refletidas, mais conscientes do que estamos fazendo. Se o clima de festa pode estar reduzido no espaço físico a que estamos confinados, a comunicação com Deus certamente se fará mais direta, mais respeitosa.

Na Páscoa revela-se o triunfo da vida sobre a morte, do amor sobre o ódio. Lembremo-nos dos que passarão essa data com o estômago vazio. Façamos algo que possa minorar o sofrimento dessas pessoas. Que o espírito de solidariedade marque este novo tempo que estamos sendo forçados a viver. Se Páscoa significa renascimento, procuremos encontrar a luz que nos guiará nesse novo caminho. Mais solidários, menos egoístas, mais fraternos, menos odientos, mais generosos, menos gananciosos.

Estejamos, então, preparados para uma nova vida. Não tenho dúvidas de que estamos sendo cobrados por Deus para termos essa compreensão. Renasçamos juntos com Jesus Cristo nessa data em que celebramos a sua ressureição. Que os ensinamentos e exemplos que Ele nos deixou sirvam para refletirmos, no sentido de nos tornarmos pessoas melhores.

FELIZ PÁSCOA.

Rui Leitão


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.