Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

UFPb: eleição nas ruas


15/12/2003

Foto: autor desconhecido.

Em momentos diferentes, ultimamente, dois pré-candidatos a reitor da UFPb – professores Luiz Renato e Orlando Villar – deixaram evidente nos contatos com o Colunista que, além de candidatos pra valer postulam conquistar o voto da comunidade universitária com discursos se contrapando ao modelo administrativo do reitor Jáder Nunes.
    
Entre eles, mesmo sem saber o que cada um conversava conosco, há uma busca de identificarem-se como Oposição, cujo manequim Luiz Renato diz ter com consistência e primazia porque considera Orlando preso à mesma matriz de apoio recente ao atual reitorado.
    
– Todos os três nomes lembrados como candidatos ( Maria José, Orlando Villar e Rômulo Polari ) têm de cada um forma vínculo de apoio com a gestão do reitor Jáder, modelo esse incapaz de resolver os problemas da UFPb – detonou Luiz Renato.
    
Aliás, antes das declarações de Renato, Orlando Villar andava exprimindo o mesmo conceito, mas sem a dureza das declarações do outro candidato. `Tenho estilo diferente do reitor Jader para enfrentar e construir novos tempos na universidade´, disse, sem explicar como e com quem.
    
Os dois depoimentos apontam apenas para o início de uma discussão, que espera-se além da condição pessoal – a favor ou contra – alguém. A UFPb, de fato, vive um tempo de crise a motivar que a elite dirigente, oriundo dos qualificados quadros docentes, aponte convincentemente formas e condições de salto mais adiante em favor do coletivo.

Há um fato paralelo, surgido com o pagamento de precatório aos professores da semana passada para cá, que induz ao questionamento básico: com essa conquista, a atual direção da Aduf e cacifou suficientemente para lançar candidato próprio ou tenderá a apoiar algum dos nomes já lançados? – indaga-se.

Na boca miúda, fala-se cada vez mais na hipótese do professor Iedo Leite Fontes poder assumir a candidatura. É um dado especial porque em acontecendo projeta a construção de uma candidatura ideologizada, de Oposição radical, fragmentando assim esse segmento oposicionista diante, possivelmente, de um grupo de Situação monolítico.
    
Enquanto tudo acontece, Jader se mantém mudo – embora conspirando como nunca-, entretanto mais dia menos dia ele vai ter de colocar seu posicionamento na rua até porque é sua administração quem passará agora pelo crivo da comunidade universitária.
    
Ministérios
    
A dados de ontem os senadores do PMDB com cacife elevado para compor o futuro ministério do governo Lula eram Renan Calheiros, Garibaldi Alves e Helio Costa.
    
Em pequenas rodas, entretanto, falava-se em Brasília sobre a cotação mínima de um dos senadores paraibanos poder ocupar o cargo.
    
Os dois negam, dizem inexistir essa possibilidade, só que por perto há quem seja visto fazendo uma fé danada disso dar certo.
    
Limpando a pauta
    
A Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa produziu, ontem, o levantamento final sobre os processos em tramitação na CCJ para encaminhamento, hoje, ao plenário com direito a debate e votação.
    
Entre os projetos polêmicos ou em evidência está o da Reforma Psiquiátrica.
    
Verba do carnaval
    
A Câmara de João Pessoa deve votar, hoje, a proposta de criação da Comissão Permanente do Carnaval, fruto de Seminário recentemente realizado no Legislativo.
    
As atenções dos envolvidos no segmento também se voltam para o anúncio de que a Câmara havia consolidado a emenda de R$ 240 mil no orçamento de 2004.
    
Fala de Aracilba
    
Quando tudo parecia `céu de brigadeiro´, eis que a engenheira Aracilba Rocha atrai para si as atenções com declarações dadas ontem ao programa `Abra o Jogo´, na 100.5.
    
Ela disse que recusou convites do PT e do PDT para ingressar no partido, confirmou ter recebido ligação telefônica de Ruy Carneiro e viagem a São Paulo onde residirá.
    
Aracilba afirmou ter superado o afastamento da vice-presidência, condição que a fez magoada. Ao final falou de sua vida no PMDB e anunciou a elaboração de livro contando bastidores da história recente do partido, inclusive a convenção de 98.
    
Umas & Outras
    
… Quem for do setor produtivo e quiser saber do novo ordenamento tributário pode se fazer presente, hoje, ao seminário promovido pela Secretaria de Finanças no auditório do Sebrae.
    
… A empresária Sônia Santos, do ramo de eventos do Estado, revelou que João Pessoa começou a disputar o mercado atraindo congressos internacionais.
    
… Na sua opinião, o advento do Centro de Convenções em elaboração pelo Governo vai modificar de vez a magricelice da estrutura dos atuais equipamentos. `Será um marco para o turismo de eventos´, sentenciou.
    
… O poeta popular Oliveira de Panelas estará hoje em atividade Cultural no Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira. É um exercício de cidadania.
    
… O deputado estadual Manoel Júnior foi deixar o senador José Maranhão no Aeroporto Castro Pinto, ontem, quando do embarque para Brasília.
    
… O presidente do CRECI, Rômulo Soares, resolveu assumir de vez sua condição de incentivador da candidatura de Ricardo Coutinho à Prefeitura de João Pessoa.
    
… A propósito sua relação com a Prefeitura anda faiscando. Do ponto-de-vista político o credencia de agora a um desafio com Ricardo, mas no aspecto da representação de classe deve gerar imbróglios difíceis para a categoria em face da crise.
    
Última
    
` Bem que se quis/ depois de tudo ainda ser feliz…´


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //