Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

UFPb: eleição deflagrada


08/12/2003

Foto: autor desconhecido.

O fim-de-ano chega anunciando que a disputa pelo comando da Reitoria em substituição ao professor Jader Nunes já começou pra valer. Ontem, dos quatro pré-candidatos, dois deles – Rômulo Polari e Orlando Villar – se manifestaram em plena campanha; um de Situação, outro de Oposição.
    
Antes do exame frio do processo e da conduta dos candidatos, a Coluna espera identificar ao longo da disputa que, muito além das picuinhas e maldades maquiavélicas a brotar nas campanhas, o contexto possa construir um nova etapa estratégica capaz de impulsionar a UFPb tirando-a da grave crise em que se encontra.
    
Não é demais advertir ainda que o Governo Lula, conforme antecipou o Ministro José Dirceu, está preparando uma nova Reforma para as universidades, cujo teor – disse ele – é muito mais polêmico do que as reformas tributária e previdenciária. Se não for demais, há espaço para supor até que o ensino então público possa ser pago para quem tem condições de assim proceder.
    
A tese, se originada na ambiência socialista, é a mesma do que os neo-liberais propunham: ora, se até agora o acesso ao ensino público está sendo feito majoritariamente por quem tem condições econômicas, desde a formação e preparação nas escolas privadas, por que não garantir a gratuidade para quem não pode, diferentemente dos que dispõem de condições financeiras para tal?
    
Não é assunto consensual, pois deixa as entidades representativas – DCE e Aduf – em pé – de – guerra, só que os tempos atuais impõem correções de rumo, pois há um custo elevado a necessitar de compensação, embora seja prudente e indispensável a defesa da gratuidade para quem é carente verdadeiramente.
    
Só que a conjuntura da UFPb é muito mais ampla uma vez envolve uma vasta márgem de atuação no ensino de graduação, pós – graduação, extensão, etc – afora o controle da máquina administrativa em si, pesada, onerosa – e que precisa mover-se com perspectivas de gerar sua (auto) sustentação.
    
Além do mais, como tanto já se disse, a UFPb precisa estar na mesa e pauta principal das principais discussões futuristas da Paraíba. Produzir experimentos ou laboratórios – é uma ação nobre – mas pode ser permanente a participação universitária na construção do futuro da sociedade derrubando cerca e preconceitos em nome da interação cidadã.
    
É dentro deste contexto que as candidaturas precisam promover o debate expondo o que defendem e propõem, uma vez que entre tantos valores em análise no processo vai estar também o perfil político – ideológico de cada candidatura servindo de motor pensador para compreensão da forma de conduzir a gestão universitária.
    
Quanto às candidaturas, vamos abordá-las uma a uma, sem distinção.
    
Fala de Múcio
    
Por telefone, ontem, o vice-reitor da UFPb, Múcio Souto, afirmou o contentamento por saber da decisão da Coluna de aprofundar o debate sobre o futuro da Universidade.
    
Tibetano, melhor dizendo, de voz mansa, Múcio apelou para que as discussões se processem em cima de realidade plausível, dos números, dos projetos e menos em cima do amor ou ódio.

– Fico contente de saber que há quem pense, como você, no debate propositivo – afirmou.
    
Estatuto I
    
As entidades representativas do funcionalismo estadual anunciam para hoje uma manifestação em torno da aprovação na Assembléia Legislativa, sexta-feira, de normas ligadas ao Estatuto do Servidor.
    
A tese motivadora da mobilização diz respeito a inexistência, segundo elas, do acato e efetiva implantação dos pontos acordados em audiência com o governador Cássio.
    
Estatuto II
    
Do lado do Governo, o entendimento difere frontalmente dos receios das entidades. O Secretário da Administração, Misael Morais, disse ontem que os encaminhamentos reproduzem o teor do acordo firmado dias atrás.
    
– O Governo não vê necessidade dessa apreensão, pois tudo está dentro do acertado – frisou.
    
Pauta do senador
    
Além de passar por Araruna e ter conversado com aliados sobre a convenção regional do próximo domingo, o senador José Maranhão tem dedicado os últimos dias em projetar pauta familiar e política de fim-de-ano.
    
Maranhão viaja para as votações no Senado, hoje, certo de que até a próxima semana o PMDB conhecerá os três novos ministros.
    
Umas & Outras
    
… O crescimento imobiliário da grande João Pessoa é notório e indispensável para resolver a defasagem habitacional, mas precisa de controle absoluto visando impedir anomalias.
    
… Quem passa pela BR-230 na direção de Cabedelo acompanha a expansão de loteamento com muita preocupação porque dá a impressão de estar invadindo a área de manguezal.
    
… A propósito, quando isso deixará de se repetir? Com a palavra a Curadoria do Meio Ambiente, sem contar os órgãos da área.
    
… A Assembléia Legislativa resolveu distinguir hoje, às 15 horas, quem contribuiu para a implantação da creche naquele poder. A nova turma de alunos terá o nome da ex-primeira dama, a advogada Aila Leitão.
    
… O Judiciário refaz seu caminho de relação com a sociedade com a decisão tomada de ocupar espaços na mídia.
    
… Cícero será candidato ao Senado – quem viver, verá.
    
… Manoel Jr está com pesquisa qualitativa.
    
… O PT também.
    
Última    

` Quem cala/ consente a fala/
e o grito do capitão…´
        


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //