Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Paraíba

UFPB: como a nova fase ameaça legalmente a gestão de Valdiney Gouveia, compromete governabilidade e pode resultar em mudanças no MEC


17/05/2023

 

A Universidade Federal da Paraíba convive há dias com desdobramentos políticos expressivos a ameaçar o futuro da gestão Valdiney Gouveia com a efetiva participação dos Conselhos Superiores da instituição (Consuni, Consepe e Curador) a construir processo legal capaz de levar ao MEC um conjunto de elementos legais podendo gerar até mudanças de cúpula.

O que efetivamente aconteceu durante a terça-feira, 16, em sessão convocada pelos Conselhos Superiores com a presença de 2/3 das instâncias é, depois da formatação de Dossiê contra a atual gestão, o fato processual mais robusto na direção do futuro da UFPB.

Com a ausência do reitor e pró-reitores, a sessão terminou abrigando uma série continuada de pronunciamentos a ratificar o conteúdo de sérios problemas à atual gestão, que só faz agravar a situação do professor Valdiney, tanto que precisou da ação da vice-reitora Liana Filgueira encerrando a sessão.

Só que, ato contínuo, dezenas de Membros dos Conselhos Superiores já protocolaram pedido de nova reunião na próxima terça-feira atendendo ao Regimento da instituição, cujo desfecho pode ser a aprovação de envio do Dossiê ao MEC, em Brasília, calçado de pedido de alteração no comando da instituição pelo não acatamento da comunidade universitário da forma registrada de nomeação do atual reitor pelo presidente Jair Bolsonaro.

Consta que a nomeação se deu à revelia arbitrária do presidente Bolsonaro posto que na lista do Consuni enviada ao MEC não constava do nome do professor Valdiney mas este consolidou sua inclusão por intermédio de medida judicial no TRF-5.

O fato é que desde sempre a comunidade universitária formada por professores, funcionários e alunos não aceita e combate a atual gestão, agora construindo elementos jurídicos para afastamento em definitivo do reitor via MEC.

Em síntese, pela primeira vez a gestão corre riscos já se sabendo que a governabilidade na atualidade é muito frágil nesta fase da conjuntura, já que a influência de políticos como o deputado federal Cabo Gilberto é nenhuma no MEC para defender o reitor.

EM TEMPO

Na última eleição da UFPB, a professora Terezinha Domiciano ficou em primeiro lugar em escolha da comunidade universitária seguida pelo professor Isac Medeiros e Valdiney Gouveia em terceiro.

ÚLTIMA

“O olho que existe / é o que vê…”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.