Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

TSE: outra esperança de Cássio


23/02/2008

Foto: autor desconhecido.

O novo encaminhamento dado pelo Tribunal Superior Eleitoral ao processo de cassação do governador de Santa Catarina, Luiz Henrique, com a permissibilidade de agregar no rito processual a parte do vice-governador Leonel Pavan abriu nova expectativa, no caso positiva, também junto ao que representa neste momento o futuro do governador Cássio Cunha Lima e aliados.

A rigor a inserção do vice como parte exigindo com isso ter que merecer mesmo espaço de defesa, antes inexistente, já provocou projeção diferente aos próximos votos até porque de imediato gerou a mudança no voto do ministro Gerardo Grossi, antes pela cassação, mas agora contra essa norma.

Este é o cenário que, ‘mutatis mutandi’ voltou a gerar ânimo novo à tropa de Cássio que, nas ultimas 48 horas teve uma baixa danada de forte a partir do parecer do procurador eleitoral, Francisco Xavier.

Com a nova realidade posta no caso de Santa Catarina pessoas mais próximas ao governador e até mesmo ele próprio estimam que idêntico procedimento permitirá novas chances ao rumo do processo da Paraíba inserindo o vice-governador José Lacerda na mesma condição de Pavan.

Antes, para relembrar, será importante identificar se Lacerda no caso paraibano teve ou não espaços para defesa à altura do que a lei faculta.

Pelo sim, pelo não este cenário produzido no caso Santa Catarina tem gerado nova carga por parte do governador que, não se iludam, vai ao corpo a corpo defender os argumentos de sua inocência.

Quanto ao parecer do Ministério Público com tom desfavorável ao governador deva-se observar que não traz nada de novo posto que, na instância estadual, o procedimento fora o mesma de pedir a cassação, portanto, na esfera máxima federal a procuradoria eleitoral apenas ratificou o raciocínio de instância da base estadual.

Em síntese, a semana promete muito.

Um dado importante

Há um questionamento enfático pelo registro na ordem de recebimento do processo e entrega no protocolo de parecer em menos de 5 horas tem ensejado muitos comentários e críticas à rapidez processual.

Mas, fontes seguras de Brasília, ligam para informar que o procurador Francisco Xavier recebeu o processo em dezembro, data na qual em diante passou a estudar e se posicionar sobre o caso.

Não houve pressa, repetiram.

Queixas veladas

Dirigentes partidários de linha de frente da campanha pela reeleição do prefeito Ricardo Coutinho, também membros do Conselho Político, disseram ao portal WSCOM Online que “há um clima de insatisfação com as ausências do PMDB e PRB na reunião de anteontem para discutir os novos estágios da pré-campanha”.

As ausências foram interpretadas como ratificação de processo de distanciamento deles com a campanha de Ricardo podendo estar gerando caminho próprio.

Explicação na seqüência

O executivo Rui Leitão, presente ao encontro do Conselho Político, liga para esclarecer que a informação não procede como comentado por integrantes do bloco aliado.

– Logo no começo da reunião, o prefeito Ricardo Coutinho explicou que recebera telefonema do senador Maranhão explicando que a ausência do PMDB se dava pela não escolha ainda do novo presidente, mas que tão logo isso seja resolvido o partido participará dos encontros e do conselho em apoio à sua reeleição – informou.

IPM: política de resultados

Na administração municipal não há exposição à altura do que vem sendo feito pelo Instituto de Previdência (IPM), mas os números do setor andam atraindo outras cidades do pais interessadas em copiar o modelo pessoense.

Na retaguarda e na vanguarda estão os passos seguros do vereador Edmilson Soares, revelação também como gestor.

Umas & Outras

…O Secretario de Finanças, Edísio Souto, não cuida apenas do dinheiro da prefeitura. Tem sido chamado a opinar sobre temáticas políticas como nunca.

… O vereador Luciano Cartaxo acertou na mosca em chamar para o debate a série interminável de assaltos às lotéricas. Alias, enquanto eles discutiam o assunto na Câmara Municipal duas lojas eram assaltadas. Um absurdo, não?

…A GM ainda pode vir para o estado da Paraíba.

…O diretor geral dos Correios, Pereirinha, anda sumido.

…Em Recife, a satisfação paterna de atestar o desempenho de Vinicius e Pablo Forlan nos diálogos com empresários pernambucanos ou nacionais.

…A 101 FM não está para brincadeira. Em breve deve espalhar out doors afirmando que “política não é coisa para meninos” – numa alusão aos concorrentes oriundos do Sertão.

Última

“No escuro desta noite/
Me ajuda cantar…


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.