Internacional
Trump reestabelece o “Macarthismo”, agora a favor de Israel, destruindo a liberdade americana
02/04/2025

Os Estados Unidos retomaram em 2025 no governo Trump o mesmo clima da fase do Macarthismo, entre 1950 e 1957, vivendo à época singular em que os EUA enfrentaram e expulsaram todos os cidadãos com postura não-capitalista, em tese e na prática condenando tudo o que fosse na direção comunista. Charles Chaplin, por exemplo, e o cinema foram muitos dos atingidos.
As medidas postas em prática por Trump na atualidade contra escritórios de advogados e as principais universidades dos Estados Unidos, simplesmente porque parte dos estudantes ficou pro-Palestina e não pro Israel na fase antes das eleições, traduz a mais forte retrocesso e crise política, cultural, conceitual e educacional americana a afetar fortemente a liberdade de expressão no País – um dos mais fortes patrimônios universais.
Com isso, o País vai perder o interesse externo de morar e se estudar em suas universidades afetando ainda o antigo e superado sonho de viver entre americanos.
COMO FOI
Diz o Wikipédia: o Macarthismo (em inglês, McCarthyism) é um termo que se refere à prática de acusar alguém de subversão ou de traição. O termo tem suas origens no período da História dos Estados Unidosconhecido como segunda ameaça vermelha, que durou de 1950 a 1957 e foi caracterizado por uma acentuada repressão política aos comunistas, assim como por uma campanha de medo à influência deles nas instituições estadunidenses e à espionagempor agentes da União Soviética.
Originalmente cunhado para descrever a patrulha anticomunista promovida pelo Senador republicano Joseph McCarthy, do Wisconsin, o termo logo adquiriu um significado mais extenso, sendo utilizado hoje para descrever o excesso de iniciativas similares.
EFEITOS
Ao atingir os princípios americanos da Democracia, ultimamente afetados pelo desmonte de princípios básicos, a nova ordem destrói a base do maior patrimônio americano, a liberdade de ser o que se quiser.
Os efeitos são destruitivos. Haja retrocesso de grande efeito no futuro.
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.