Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Três hipóteses em grau de expectativa


03/10/2014

Foto: autor desconhecido.

Faltando um pouco mais de 24 horas para a eleição que escolherá o governador do Estado a partir de janeiro de 2015 é indispensável admitir todas as possibilidades em curso no processo estadual, diferente de outras disputas, a exemplo de Minas Gerais, onde Fernando Pimentel será o vencedor já conhecido antecipadamente.

Na Paraíba, as torcidas dizem o que querem, sobretudo em favor de uma confiança mantida em favor de seus candidatos, embora na Pesquisa infalível das urnas o resultado independe de emoções.

Domingo, 5 de Outubro, a Paraiba pode ter o resultado apontando para a necessidade de segundo turno. É uma hipótese. Vai depender especialmente do desempenho de Vital do Rego Filho nas urnas.

Mas existem duas outras, uma em que se projeta a vitória de Cássio no primeiro turno, entretanto, nos últimos dias o crescimento do candidato à reeleição Ricardo Coutinho construiu a outra hipótese, dele sair vitorioso também.

Ao que parece, será o desempenho do candidato do PMDB, Vital Filho, mais o movimento que fará o conjunto de pesquisados no quesito “Indecisos” – algo em torno de 20%, conforme a pesquisa 6Sigma, que apontará qual das três alternativas a que se consolidará nas urnas.

É deste cenário, indiscutivelmente que a Paraiba conviverá com o resultado definitivo, independentemente de torcidas.

ATIVIDADES DE RUA

Todos os candidatos têm ocupado suas agendas com visitas nos vários níveis e localidades.

Cássio resolveu prestigiar Santa Rita depois do importante apoio do prefeito Netinho na reta final, Ricardo Coutinho faz o mesmo em bairros de João Pessoa, da mesma forma que o candidato Vital Filho.

PT/PSB CONSOLIDADO

O ministro Luiz Fux deu novo despacho monocrático mantendo a aliança entre o PT e o PSB. Esta coligação e acordo político foram o reforço do candidato socialista na campanha, em detrimento de perda de musculatura do candidato pemedebista.

EFEITOS PRÁTICOS

Independentemente do resultado, o candidato Vital Filho sai da disputa com reconhecimento maior do que antes da disputa. Em Brasilia, por exemplo, os números das pesquisas em nada afetam o nivel de avaliação política sobre ele na Paraiba por ter sido o único candidato a governo a ter palanque aberto para Dilma Rousseff.

UMAS & OUTRAS

…O papel de Ricardo Marcelo nesta campanha foi de nível impressionante.

…O deputado federal Aguinaldo Ribeiro chegou ao fim do processo com bases ampliadas, se comparado ao último pleito.

…O candidato a deputado federal Evaldo Costa terminou a campanha com depoimento de filho de Eduardo Campos em favor de sua candidatura. Fez um papel decente no processo eleitoral.

…Zé Nivaldo, o marqueteiro de Vital Filho, mostrou valor conceitual.

…Bira fez atividade final com a militância que ele chama de Coragem.

…Nonato Bandeira anda de casa em casa.

…O empresário Ivan Burity teve papel fundamental ao lado dos socialistas.

…Gilberto Carneiro também. E Célio Alves.

…Os candidatos dos partidos mais ideológicos cumpriram papel relevante.

…Cássio reuniu um time de reconhecido conhecimento das várias áreas.

ÚLTIMA

“Não adianta ir à Igreja rezar
E fazer tudo errado…”

 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.