Geral
Sobrou para Wilson Santiago
01/02/2007
Foto: autor desconhecido.
A primeira, a mais forte e imediata reação do PC do B e PSB em cima da derrota sofrida de Aldo Rebelo para Arlindo Chinaglia se efetivou na eleição de segundo turno na Câmara Federal derrotando o deputado federal paraibano Wilson Santiago na disputa para a Primeira Secretaria espécie de prefeitura da Câmara.
Como é de conhecimento geral, Santiago disputou o cargo com Osmar Serraglio, também do PMDB, só que no segundo turno todo o PSB e PC do B caiu em campo, nos bastidores, votando e trabalhando para Serraglio.
Na verdade, o parlamentar paraibano ex-lider do PMDB na Câmara era um dos principais escudeiros da tese pro Chinaglia dentro do seu partido, por isso a reação dos comunistas e socialistas dando resposta imediata à derrota sofrida.
Este caso pode ser que termine nele e pronto. Só que, quem conhece de PC do B sobretudo sabe que as instâncias democráticas ainda haverão de invocar a unidade com a esquerda e o PT está nele mas a derrota de Aldo ainda pode redundar em muita discordância interna, especialmente com Governo Lula.
É que os comunistas/socialistas não conseguem digerir a atitude do PT de tirar a reeleição de Aldo, aliado de primeira hora de Lula, ignorando pacto de boa convivência entre os partidos aliados de esquerda.
Santiago não entra no mérito do debate ideológico, posto que sua trajetória política não encampa o envolvimento com essas teses filosóficas, mas acabou sendo atropela pela conjuntura que ele próprio contribuiu, ou seja, de apoiar a vitória de Chinaglia.
Mas, como é esperto e rápido nas ações, ninguém se iluda que logo, logo Wilson Santiago deve estourar como alguma outra novidade.
No mínimo, entrou na lista dos influentes da Câmara Federal.
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.