Rui Leitão

Jornalista e escritor.

Geral

“SÓ PERU MORRE DE VÉSPERA”


06/08/2013

Foto: autor desconhecido.

O pessimista sofre por antecipação. Com o espírito perturbado por uma ansiedade improdutiva, o pensamento fica travado e compromete a saúde e a qualidade de vida. As sensações de instabilidade e insegurança causam aflição e angústia. Potencializar um problema que sequer aconteceu é apostar no aumento da dor que poderá lhe causar. É sofrer duas vezes.

Nem sempre a preocupação tem razão de ser. Nós é que enxergamos de forma negativa algo que está por acontecer. Ficamos apreensivos e inquietos com o amanhã. Damos super importância a questões que não merecem tanta consideração.

No Livro de Mateus 6.34, encontramos : “Não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá sua própria preocupação ! A cada dia basta o seu mal”. Então é isso. Ver as coisas pelo lado mais desfavorável faz com que nos preocupemos em demasia com o que ainda está por vir. Cada coisa no seu tempo.

A agonia da antecedência é própria dos que não acreditam em si mesmos. Muitos assumem esse comportamento num sentido masoquista, precisam parecer um “coitadinho”, no desejo de conquistar aliados na sua dor. Querem despertar piedade, pena, como se isso pudesse diminuir seu sofrimento.

Como diz o ditado popular “só o peru morre de véspera”. Mesmo assim uma vez por ano, na época das festas natalinas.

* Integra a coletânea de textos que intitulei “REFLETINDO A SABEDORIA POPULAR (ditados, expressões e provérbios)”.

 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.