Geral
Shaolin, Veneziano e a crise na cultura
30/09/2007
Foto: autor desconhecido.
O gesto do renomado humorista paraibano Shaolin de entender como atitude canalha a recusa permanente do Governo Veneziano Vital para ceder espaços públicos da Prefeitura de Campina Grande a artistas e grupo não alinhados politicamente com ele é, sem dúvidas, o assunto que mais repercute desde a sexta-feira quando o assunto veio à baila em pleno show do artista.
Inesperadamente, quando a atenção do espetáculo se voltava para o repertório de piadas e performances engraçadas de Shaolin, eis que o show se viu tomado em alguns minutos de forte acusação por parte do humorista na direção de Veneziano.
Foi tão forte e considerado em lugar inapropriado que, ainda no espetáculo, Shaolin pediu desculpas ao público presente.
Se reparar direito o elemento considerado inapropriado foi o termo duro demais (canalha ) atribuído ao gesto do prefeito Veneziano de negar pautas aos artistas e aos eventos produzidos por quem não lhe é aliado, tanto que o artista, no bom senso, recuou no contexto, mas não no conceito.
A rigor, abstraindo o elemento forte beirando a agressividade que não acrescenta muito e nem combina com a civilidade necessária, Shaolin extravasou um processo acumulado por muita gente de Campina de mau gerenciamento por parte da área de Cultura da Prefeitura sobre a relação com a classe artística.
De fato, não se concebe que em 3 anos e meio, inexista condições de cessão do Teatro Municipal Severino Cabral para artistas do nível de Shaolin, reconhecido nacionalmente. O mesmo se aplica à outras cessões no mesmo equipamento, como no espaço do Parque do Povo solicitado pela Sub-Secretaria de Cultura para realizar o Festival Nacional de Rap e Rappers atraindo até o Ministro da Cultura, Gilberto Gil.
Aliás, o caso remete o Governo Veneziano à reflexão sobre os descompassos por ventura permanecidos na relação com a classe artística de Campina Grande porque também não se justifica esse hiato e o mau relacionamento com quem vive de cultura, independentemente de gestões publicas.
Da mesma forma que Shaolin certamente dosará melhor as expressões, como até o fez em pleno show ao pedir desculpas, para que o nível entre pessoas importantes se mantenha acima de qualquer peleja.
Agora, queiramos ou não, o episódio certamente que desaguará em nova crise política até ano que vem.
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.