Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Política

Semana decisiva: enfim, saiba quem disputa com chance as 12 vagas para a Câmara Federal


24/09/2022

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Política

Faltando exatos sete dias para o dia de votação no 2 de outubro próximo, aguarda-se com muita expectativa a definição dos 12 nomes a serem eleitos para a Câmara Federal em disputa intensa nos 223 municípios.

A dados deste sábado, é consenso admitir que, por exemplo, o PSB deve fazer 1 deputado no mínimo, em tese Gervásio Maia, com Ricardo Barbosa agindo para ganhar vaga. Há ainda Geraldo Medeiros na cola.

Na esquerda ainda liderada pelo PT, também há projeção de 1 vaga devendo o atual deputado federal Frei Anastácio conquistar o espaço pela sua estrutura existente sendo acossado por Padre Luiz Couto e Estela Bezerra.

No âmbito do Centro – Direita também converge projeção de que o PP deve reeleger Aguinaldo Ribeiro com Mersinho Lucena na cola para a segunda vaga.

Neste contexto, o Republicanos indica reeleição de Hugo Motta com Murilo Galdino e Wilson Santiago brigando também por vagas a depender do coeficiente geral.

Na União Brasil liderada por Efraim Filho consta a projeção de que Damião Feliciano disputa bem a vaga tendo o também deputado Julian Lemos buscando esse mesmo espaço.

No PSC, a briga é de foice no bom sentido com Ruy Carneiro disputando a reeleição diante de Romero Rodrigues e Leonardo Gadelha buscando vaga na legenda.

Há no PL outro embate ferrenho entre bolsonaristas apontando o deputado federal Wellington Roberto com perspectiva real de reeleição frente à luta de Cabo Gilberto por uma vaga, também a depender do coeficiente eleitoral.

É a partir desta conjuntura que vamos entender a composição final das 12 vagas pela Paraíba com esses personagens acima citados disputando para valer o espaço existente.

Percebe-se facilmente que a estrutura político – partidária não abriga mulheres e negros, por exemplo, na prospecção de ocupação das vagas futura porque a rede existente privilegia quem já teve ou tem mandatos.

É isso.

ÚLTIMA

“Em terra de cego/quem tem um olho é rei”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.