Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Se você mandasse


24/12/2003

Foto: autor desconhecido.

Todo ano é assim, o Natal amolece até mesmo o mais duro dos corações. Tanto faz ser afortunado ou mendigo que, aliás, o buraco embaixo não faz a menor distinção. É assim – o sentimento de bondade natalina – desde quando o mundo ocidental abrigou como aura divina o conceito e a fé de que a vida ainda haverá de ser plenamente melhor do que agora.

Danado é que transferimos em muitos casos a esperança para o plano celestial, quando cabe mais a cada um de nós, na terra, produzir na solidão de cada ato a solidariedade capaz de mover a exclusão social que atrofia e transforma gente em monstro a nos perturbar.

Mas, Natal para ser do tamanho que o consumismo nos fez sentir, só vale mesmo se estiver distante do coração o sentimento menor de ódio, vingança, inveja – esses malefícios todos a atormentar cabeças e mentes o ano inteiro, como se isso fosse a melhor das coisas.

Contemplo este dia como se estivesse em pleno exercício político da saudade. Só sabe o tamanho dessa dor indormida quem, como eu, Duda e Alaíde, olhamos ao redor e a matéria expressa de vida encarnada em Maria Júlia e Antonio (in memorian) só se dimensiona na fotografia, na imaginação ou no coração que ainda ama.

A voz faz falta no ouvido, o carinho sem tamanho mais ainda, ou seja, é impossível não se entregar ao pranto de saudade.

Os donos do poder – político, econômico, etc; inquilinos da monocracia de poder fazer muito, bem que deveriam deixar-se ser dominados sempre pelo espírito desarmado de agora para exercício o tempo inteiro, mesmo quando a firmeza se fizesse sentir.

Não só para mandar, determinar e poder construir castelos e fantasias, como se fossem eternos no hábito de dominar – que ninguém nunca o será plenamente – mas cúmplices, cada um à sua maneira, de atitudes solidárias sempre para com todos, especialmente os milhares de montão – excluídos pela miséria, que não são obra nem de Deus nem da fatalidade.

O que você faria se fosse dada a oportunidade de mandar em tudo, muito mais em si, para transformar em realidade plena a sociedade ideal de menos infortúnio? Se você já tem esse poder, mínimo ou máximo possível, por que demora tanto em se permitir afável, de sentimento comum aos normais para gerar a transformação de vida coletiva digna para todos?

A Paraíba já tem idade suficiente para exorcizar de vez o sentimento enfermo de 30, de 60, 70 – os enta todos – que nos transportaram para o Século XXI ainda movidos por sentimentos doloridos de uma `guerra´ fraticida, bipolar, a beneficiar muito mais a poucos.

Se vamos adornar plasticamente esse umbigo histórico – sentimental e já imaginamos dar saltos qualitativos na relação entre cada um de nós, deixemos de hipocrisia, sejamos diferentes, discordantes até, mas contribuindo para um novo estado de espírito, de auto estima, que a Paraíba merece a tempo para crer ainda nos homens de boa vontade.

A propósito da menção bíblica, quem transformará primeiro as pedras colhidas no caminho em abrigo seguro de todos?

Palavra da Igreja

O Arcebispo da Paraíba, dom Marcelo Pinto Cavalheira, interpreta a consciência de que os Governos Lula e Cássio promoveram ações de significação no campo social, entretanto, ainda considera aquém das necessidades reais das camadas populares.

Dom Marcelo referiu – se inclusive ao Fome Zero e Reforma Agrária – ainda distantes da pretensão social.

Plano de cargos da AL

A orientação já foi dada pelo presidente da Assembléia Legislativa, Rômulo Gouveia, para que o Grupo de Trabalho formado por ele entregue nos primeiros dias dia janeiro uma minuta com levantamento de dados que vão ser vir para o esperado Plano de Cargos e Carreira do Legislativo.

Rômulo já agendou reunião com o Sindicato do poder também para a primeira quinzena de janeiro.

13º salário I

O pagamento do 13º salário do funcionalismo estadual não se livrou até ontem das queixas de funcionários afetados com o não recebimento da grana. O problema foi explicado pela Secretaria de Administração como decorrente de falha técnica na Caixa Econômica Federal.

13º salário II

Veio também a promessa de regularização para saque na véspera de Natal, quando os bancos funcionaram em João Pessoa das 9h às 11h. No interior, o mesmo problema. Ontem, Agentes Comunitários de Saúde reclamavam o não recebimento do 13º salário nas bases municipais.

Os servidores não querem saber de justificativa, portanto, na busca de receber seus vencimentos têm reproduzido críticas diversas ao Governo.

Líder do PL

O deputado federal Inaldo Leitão entrou no páreo de disputa pela Liderança do Partido Liberal no Congresso Nacional, cuja eleição se dará no início de fevereiro

Não é situação fácil, mas o parlamentar paraibano tem se credenciado com chances de assumir esse posto diferenciado na Câmara Federal.

Umas & Outras

… O superintendente do Ibama, Erasmo Lucena, não pára de falar em aperto orçamentário, embora espere que 2004 produza meios de dar dimensão às ações educativas do instituto, vital na fiscalização do nosso ecossistema.

… O cantor e compositor Pinto do Acordeon tem reunido amigos na sua residência, no Bessa, renovando compromissos de candidatura a uma das 21 vagas na Câmara Municipal.

… Dor e lamento se misturam neste momento diante da notícia de morte do desportista Chico Bala, anteontem, quando viajava para Fortaleza. Conhecia-o desde os tempos magros do Conjunto Castelo Branco, onde dividimos muitas jogadas – ele atacante sortudo goleador – e eu, como zagueiro, contendo seu tino de fazer de gol. Depois passamos a jogar no mesmo time.

… Se resta um conforto, esse só nos é dado mesmo pela força divina expressa no tempo. À família nosso sentimento de dor.

… O Dia de Hoje dedico às mães de filhos sem companheiros, mulheres guerreiras alimentando querubins na marra com a garra comum somente aos heróis da resistência.

Última

` Se quiser ter um amigo/que me dê a mão…´


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //