Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Rolo compressor


09/12/2003

Foto: autor desconhecido.

É duro tratar o processo de votação, ontem, na Assembléia Legislativa com essa conclusão pejorativa diante de diversas matérias polêmicas – Estatuto do Servidor, Pbprev, Região Metropolitana de João Pessoa, etc – mas, cá pra nós, foi exatamente isso o que aconteceu na sessão da terça-feira.
    
Não que a Oposição tenha estado desatenta, muito pelo contrário, nem as lideranças do funcionalismo havia emudecido, nada disso, só que desta feita a bancada do Governo deixou o `mas, mas, mas´ e, decidida, votou como combinado com o governador Cássio Cunha Lima.
    
Na sessão ficou claro que a Oposição até que questionou, propôs alternativas, mas o coro das lideranças governistas reproduziu o desmantelamento do discurso de todas as questões de ordem expostas pelos deputados oposicionistas deixando claro, ao final, que a ordem é dar seqüência aos projetos levados a cabo pela base governista.
    
Nem mesmo o apelo para que o debate sobre a Previdência fosse adiada visando gerar mais discussão minuciosa surtiu efeito. De uma só lapada, isto é, num só encaminhamento a matéria entrou em discussão, votação e acabou aprovada.
    
Guardas as proporções temáticas, foi assim que terminou todas as demais votações deixando a Oposição e as lideranças sem condições de reversão de nada.
    
O argumento da base governista era uma só: as discussões básicas sobre Estatuto e a reforma administrativa já haviam sido tratada cara – a – cara das diversas lideranças com o governador daí, como os diversos pontos haviam sido encaminhados com base no acordo, por isso se fazia desnecessária ampliar o tempo de debate sobre a matéria.
    
O saldo da sessão induz até o mais simples do pobre mortal concluir que mais uma vez a zoada foi conduzida exemplarmente pela Oposição, entretanto, a eficácia no voto e resultado prático ficaram com o Governo, recauchutado, aprovando tudo o que pensa e quer.
    
No campo democrático, apesar do esperneio de quem está em desvantagem, geralmente é assim que funciona quando o governo é taludo e tem moral. Tanto faz ser no plenário avermelhado da Paraíba, quanto no parlamentar azulado do Congresso Nacional, onde por lá o Governo Lula procede da mesma forma.
    
No mesmo diapasão
    
Na Câmara Municipal de João Pessoa, onde a Oposição anda raquítica e desnutrida – só resta Luciano Cartaxo e Nadja Palitot no pedaço, pois os demais 20 parlamentares estão na base de Cícero Lucena – o Orçamento de 2004 na ordem de R$ 640 milhões foi aprovado sem problema algum.
    
Trocando em miúdos, as bases de Oposição – os candidatos em especial à Prefeitura – precisam de eco e palanque ampliado na Câmara porque do jeito que vai pouco espaço dispõem para questionamentos.
    
Ecos da Coluna
    
O deputado estadual Frei Anastácio aprovou ontem requerimento pedindo para arquivar nos Anais da Assembléia o conteúdo da Coluna da quinta-feira passada tratando da prisão de oito trabalhadores rurais há 1 ano e 6 seis meses diante do crime organizado com suas lideranças soltas.
    
Na semana passada, o senador Efraim Morais fez mais ainda: aprovou no Senado a transcrição de Coluna abordando a crise na Universidade.
    
Contagem no PMDB
    
O engenheiro Haroldo Lucena não fala doutra coisa, ultimamente, que não seja das ações de bastidores para promover convenção em nível especial para renovação do Diretório estadual no próximo fim-de-semana.
    
O cenário futuro projetado prevê o domínio absoluto do senador José Maranhão.
    
Outro candidato
    
Por telefone, o professor Orlando Vilar garante que está com estrutura e proposta nos vários ambientes universitários como candidato de Oposição diferenciado.
    
Ele diz que tem estilo adequado aos interesses da comunidade universitária com inovações a serem processadas para enfrentar e superar as crises na UFPb.
    
Orlando confirmou a diretora do CCS, Zoraide Lins, como candidata a vice.
    
Umas & Outras
    
… Ontem, na China, o consultor sênior Palmari Lucena recebeu carta a ser endereçada ao prefeito Cícero Lucena convidando-o a expor para os chineses o processo para por fim ao Lixão do Roger.
    
… Inaldo Leitão anda entusiasmado com a proposta do Pl de tê-lo como candidato a prefeito de João Pessoa.
    
… O PT está chamando para Brasília no próximo fim-de-semana todos os diretórios estaduais visando as definições voltadas à sucessão de 2004. O presidente estadual Adalberto Fulgêncio confirmou presença
    
… Falar (escrever) em PT, o deputado federal Luiz Couto desencalhou verba contigenciada pelo Governo Federal.
    
… O advogado George Morais assumiu a presidência do PFL Jovem.
    
… O novo CD de Escurinho será lançado dia 20 no Shopping Sul. Pense num trabalho de densidade estética e musical!
    
Última
    
` Eu plantaria um pé de agrião/se dono eu fosse desse chão..´


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //