Política
Ricardo Coutinho: a volta com articulações e influências até em Brasília defendendo, por exemplo, Adriano como pré-candidato lulista
02/07/2025

Está lá em Eclesiastes: “há tempo para tudo”. Na fase atual em que os ares expõem processos jurídicos “pratrasmente” saindo da esfera judicial para a eleitoral gerando outros patamares, o rejuvenescido líder político Ricardo Coutinho anda “solto na buraqueira”, como diria Maria Júlia, lá na Torrelândia, fazendo o que mais gosta: política pura durante todo o tempo.
Este resumo da ópera serve apenas para atestar que RC tem conversado muito permanentemente com o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, visando construir palanque exclusivo à candidatura de Lula em 2026.
Na prática, significa dizer que a recente presença de Adriano Galdino no Palácio do Planalto tem também além da conduta pessoal do presidente um tanto do DNA de RC nos bastidores, que vive conversando com muito mais gente na Paraíba visando consolidar a estrutura político-partidária capaz de oferecer tamanho e perspectiva de vitória da reeleição do presidente Lula em 2026.
RC está preocupado com a conjuntura de expansão da Direita no estado e fixa sua energia na perspectiva de ampliar palanque na Paraíba pró-Lula buscando reduzir a representação conservadora no Congresso Nacional. Ele sabe, contudo, que precisará conviver com o apoio do governador João Azevêdo.
No caso específico dos últimos fatos, Ricardo acha que Adriano é nome e político confiável – condição que ele lembra desde quando governador – por isso, entende que a disputa paraibana precisa dispor de palanque aliado neste nivel.
O fato é que ele está em campanha para deputado federal alinhado com o palanque pró-Lula e muita conversa por esse estado a fora.
Última
“Em terra de cego/ quem tem um olho é rei”
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.