Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Política

Os efeitos da refundação do PTB na Paraíba diante de crise intensa no PT com parte da Esquerda com Cícero


05/06/2024

Início de semana com saldo de movimentos a expor o significado da Esquerda na Paraíba cheia de embaraços e crise a partir do quadro político em João Pessoa diante de um fato e esforço hercúleo de progressistas refundando o PTB e o simbolismo da essência política de Leonel Brizola.

A terça-feira conduziu esse marco partidário tirando definidamente o Partido Trabalhista das mãos revertidas em muito processo passado recente quando a legenda produziu seu maior retrocesso com Roberto Jeferson, mas que se purificou de vez sob a batuta de Vivaldo Barbosa no plano federal e do combativo Chico Lopes na esfera estadual.

Não é fácil a reconstrução mas reinserir o PTB no campo progressista é fato a merecer atenção sobre como o soerguimento se dará junto às novas gerações.

As presenças de Tibério Limeira, presidente do PSB de João Pessoa, e do vice Léo Bezerra bem como de Emília Correia Lima reluziram.

PT em crise

Mais um dia se passou com sinais de que o comando nacional do PT reproduz cenas que só aumenta a crise interna no partido, sobretudo no trato da questão de João Pessoa sem gerar nenhuma solução nem relevância partidária na construção de candidatura própria.

A força tarefa em torno das articulações para fazer Luciano Cartaxo candidato do PT – vide refazenda de Ricardo Coutinho e Luíz Couto – não conseguiu avanços e se restringiu a pautar reuniões sobre a Saúde desviando no caso o foco político da hora. A reação foi de imediato a partir do presidente estadual Jackson Macedo.

A rigor Marcus Tulio, do Diretório de João Pessoa, também se mostra muito preocupado com essa demora e implosão.

PV e PCdoB

O fato é que Gregória Benário e Sargento Dênis renovaram posicionamento pró apoio a Cícero Lucena na disputa da Capital isolando o PT no cenário.

Até nota em conjunto dos dois partidos confirma a cena da atualidade.

Eis o resumo da ópera.

Última

“O olho que existe/ é o que vê”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.