Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Rearrumação do PMDB


12/12/2003

Foto: autor desconhecido.

A substituição de Aracilba Rocha por Dona Wilma Maranhão na 1ª vice-presidência do PMDB acabou se constituindo, ontem, no fato mais emblemático do processo para nova composição do Diretório Estadual do partido a ser consagrada amanhã.
    
No decorrer do dia, ontem ainda, o senador Ney Suassuna se apressou em dizer que a alteração de Aracilba, pessoa de sua intimidade e confiança, não constitui em crise interna, uma vez que disse ter construído essa situação a duas mãos com o senador José Maranhão.
    
A pressa de Ney teve dois objetivos: conter os comentários de desprestígio exatamente pelo fato Aracilba ser indicação sua; e, segundo, anunciar que ela estaria assumindo a presidência da Fundação Ulisses Guimarães de forma compensatória.
    
Com todos os rumores e desmentidos, o fato é que a futura composição do Diretório expõe a participação de vários nomes ligados a Ney, entretanto, é visível a supremacia do domínio estratégico do senador Maranhão, especialmente na Executiva.
    
Aliás, independentemente do controle de Maranhão, a substituição da vice-presidente abre espaços de prestigiamento da figura de Dona Wilma Maranhão na proporção inversa do que se efetiva com a também Aracilba.
    
Poucos falam, mas o fato é que Aracilba começou a perder prestígio interno quando resolveu em alguns momentos da composição do Diretório de João Pessoa `peitar´ o senador Maranhão na defesa de mais espaços para Ney.
    
Houve conversa dura entre eles, daí ter provocado ruptura na convivência mais íntima entre eles, mesmo com Aracilba tendo DNA pemedebista. Já nesse tempo, com a perda de confiança de Maranhão, os sinais de perda de espaços pela vice-presidente redundaram até no impedimento, depois superado, de acesso a documentos do partido.
    
Nesta convenção, mais uma vez, Ney recua para salvaguardar sua relação com Maranhão, atualmente confortável ,mas lá atrás cheia de divergências, permitindo assim a unidade no PMDB na forma ditada pelo ex-governador, sem dúvidas maior nome de prestígio do partido em nível estadual.
    
Em síntese, buscando a experiência da campanha passada, Ney continua refém dos votos de Zé para se reeleger senador.
    
Futuro de Aracilba
    
A engenheira Aracilba Rocha aguarda a chegada hoje do senador Ney para definir seu futuro de vez. Ela está mesmo inclinada a voltar para a Companhia de Saneamento de São Paulo, onde é funcionária concursada.
    
Por telefone, disse que recusava a 3ª vice-presidência oferecida a ela, nem se manifestou sobre a ocupação da presidência da Fundação Ulisses Guimarães.
    
De qualquer forma ela anda magoada até o gogó.
    
Estrutura
    
Tirante esses desconfortos, o PMDB anuncia mobilização para atrair os filiados de todo o Estado, amanhã, em João Pessoa. O já reeleito presidente Haroldo Lucena não pára de receber ou produzir conversas por telefone ajustando a estrutura.
    
Para ele, está tudo sob controle.
    
Nomes em evidência
    
Os jornalistas credenciados no Comitê de Imprensa soltaram nota, ontem, atestando resultado de consulta sobre os nomes mais citados – no Legislativo e entre os Secretários de Governo – em face do desempenho especial em 2004.
O presidente da Assembléia Legislativa, Rômulo Gouveia, e o do Secretário de Comunicação, Laércio Cirne, ganharam a distinção dos profissionais, responsáveis pelo desempenho das atividades na cena pública.

O mérito reconhecido está no trabalho.
    
Couto admite expulsão
    
O deputado federal Luiz Couto revelou ontem ao colunista que, até ontem, o indicativo na reunião do Diretório Nacional é mesmo de expulsão dos rebeldes do PT capitaneados pela senadora Heloisa Helena.

-O relatório da Comissão de Ética é claro e sugere a expulsão – observou, antes de voltar à reunião do campo majoritário, ontem, em Brasília.

Ruy não pára
    
Enquanto os comentários se multiplicam sobre o futuro da sucessão em João Pessoa, o deputado Ruy Carneiro amplia a agenda com atividades nos bairros, outras na própria prefeitura.
    
Um dos lugares por onde sempre tem sido visto é na MIX, onde as ações são gestadas estrategicamente.
    
Umas & Outras
    
… Adalberto Fulgêncio trocou o encontro do Diretório Nacional por reunião dos diretórios municipais programada para hoje em Sousa.
    
… O empresário Manuel Gaudêncio anuncia a expansão do MAG Shopping com a entrega, em breve, de amplos espaços destinados a eventos com capacidade para 1 mil pessoas.
    
… Gaudêncio comemora a inserção da Uni-Embratec – universidade das ciências da computação – a partir do primeiro trimestre de 2004.
    
… O cantor e compositor Lula Ribeiro, sergipano residente no Rio, esteve lançando ontem seu novo CD Algum/uem no programa `Abra o Jogo´. Dez minutos depois a Sony Music, no Rio, mandou e-mail para ele elogiando a entrevista e a reprodução do material no WSCOM Online.
    
… O Sistema Correio de Comunicação anuncia para o dia 20 um show de calouros durante confraternização da Summer Beach.
    
Última
    
`Dança o povo negro/ dança o povo índio / sobre as roças mortas de aipim..´


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //