Política
Realidade comprovada: PMJP investe forte no Centro Histórico, mas IPHAN age para retardar e precisa se adequar
21/06/2023
Terça-feira de informação importante para o futuro do Centro Histórico a partir do anúncio pelo prefeito Cícero Lucena de início e implantação do novo Parque do Róger, no antigo Lixão de urubus e crianças juntos, além de outros investimentos a revitalizar de vez toda a área histórica.
Tem o Conventinho em fase de finalização, a compra já feita da Proserv para construção de 250 moradias destinadas ao pessoal do Porto do Capim já se preparando para inicio de obras , há área defronte à oficina de Pedrinho para abrigar todas as oficinas na descida da João Suassuna, e ainda ainda tem dois grandes condomínios habitacionais no Ponto de Cem Reis, além da implantação de shopping por trás do antigo cinema Plaza e na ex-IURB, etc, além da aquisição já paga do terreno da antiga Fábrica Matarazzo, onde abrigará grande equipamento de economia criativa.
IPHAN ATRAPALHA
Há informações de que o IPHAN tem criado problemas considerados exagerados no trato de projetos importantes da PMJP – a exemplo da implantação de amparo físico a um terreno próximo à antiga sede da prefeitura na Av Cardoso Vieira para abrigar estacionamento da ocupação de toda Guarda Municipal.
Tem mais: há excesso para implantação do Terminal do BRT visando 4 opções de transporte público ao lado do Terminal no Varadouro impedindo a instalação de centímetros acima do tamanho do equipamento atual sem o maior sentido.
A Prefeitura ainda não se manifestou oficialmente, mas deve anda muito incomodada com os exageros do IPHAN.
Aliás, o IPHAN precisa conviver com a realidade do antigo e pós moderno como se pratica na França, Espanha, Portugal, etc onde as duas situações convivem em harmonia. O Louvre, em Paris, é um exemplo a exigir adequação de nossa Gente preservadora.
Em tempo: Por que não liberar os ajustes internos dos casarios preservando as fachadas para maior ocupação habitacional no Centro Histórico, como faz toda Europa?
Precisamos de ajustes, sem dúvidas.
ÚLTIMA
“Pra ir mais alto/ vai ter que suar…”
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.